Rodrigo Gonçalves da Silva é o candidato da Iniciativa Liberal para liderar a Junta de Freguesia da Costa da Caparica
Rodrigo Gonçalves da Silva, morador na Charneca da Caparica, Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão de Informação e em Ciência Política e Relações Internacionais. É gestor em tecnologia e sistemas de informação. Membro da Iniciativa Liberal, desde 2018, foi director de campanha da deputada por Setúbal da IL, Joana Cordeiro nas legislativas de 2022 e 2204. Foi membro da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal no periodo 2023 – 2025, na equipa de Rui Rocha. Defensor da liberdade com responsabilidade, duma sociedade onde o mérito prevalece, onde a livre iniciativa e a propriedade privada são defendidas, num Estado limitado mas que protege os mais necessitados e numa economia regulada mas altamente competitiva. Orientado para ação e para os resultados, sempre incomodado com a inação e a acomodação. Considera que a Costa de Caparica está abandonada por quem devia tomar conta dela. Sentiu o imperativo ético e moral de avançar politicamente para que os caparicanos sintam orgulho outra vez da sua terra.
“A limpeza e higiene urbana serão uma prioridade com o reforço das equipas no terreno, recorrendo a empresas privadas sempre que necessário. Implementaremos um calendário fixo para a recolha de monos e intensificaremos as ações de deservagem nos períodos de maior pressão turística, com o objetivo claro de eliminar a imagem de abandono que marca atualmente a freguesia.
A segurança pública terá de ser reforçada pressionando a CMA para haver mais policiamento de proximidade com presença constante nas ruas da Costa, complementada por sistemas de videovigilância em zonas noturnas e de animação, sempre com respeito pela privacidade. Investiremos na melhoria da iluminação em áreas vulneráveis, promoveremos a fiscalização rigorosa dos parques de campismo e propomos a criação de uma Unidade Local de Proteção Civil, leve e voluntária, para atuar em emergências e prevenção de riscos.
Promoveremos o desenvolvimento económico local e um turismo sustentável através do apoio ao comércio e ao surf, da valorização responsável do alojamento local e dos eventos culturais e da revitalização do paredão com infraestrutura moderna e atrativa para os caparicanos e para quem nos visita
A modernização administrativa e a proximidade ao cidadão serão garantidas através da digitalização dos processos da Junta, da melhoria do balcão digital e da criação de canais diretos de comunicação com os fregueses, promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e acessível a todos, 24 horas por dia.
Apostamos na melhoria da saúde e bem-estar da população através do apoio à nova USF Costa do Mar, à Unidade Móvel de Saúde, à disponibilização de espaços municipais e à promoção de campanhas de prevenção e promoção de estilos de vida saudáveis. Apoiamos os nossos seniores e os cidadãos com maiores desafios com políticas de proximidade, serviços acessíveis e iniciativas que promovam o cuidado, a inclusão e a dignidade para todos.”

