Sindicato defende Arte-Xávega na Costa da Caparica
O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul fez chegar ao Notícias uma exposição que entregou ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, entre outras entidades, defendendo vários aspetos do interesse daquela atividade na Costa da Caparica, não esquecendo a importância económica da Arte-Xávega numa parte importante da nossa comunidade.
Um dos aspetos que a Exposição foca é a interdição da Arte-Xávega nas praias da frente urbana, ordenada pela CostaPolis, solicitando a sua revogação. Na verdade, a qualidade do pesqueiro em frente ao centro da cidade foi a razão primeira do estabelecimento da comunidade precisamente nessa zona, dando nascimento à Costa da Caparica.
Este é claramente outro dos aspetos altamente criticáveis da estratégia da CostaPolis e ao qual a Gandaia tem repetidamente chamado a atenção. Pescadores e banhistas sempre partilharam as praias urbanas. A Arte-Xávega é um valor económico, não apenas no pescado, mas também no turismo. É uma vantagem competitiva da Costa da Caparica.
Leia a Exposição do Sindicato aqui.
Ja agora deem a mostrar aqui no vosso site esta arte de pesca , muito conhecida em diversos livros sobre a Costa da Caparica , uma arte de pesca que faz parte da Costa e dos pescadores .Vamos proteger e respeitar o que é nosso , nao vamos deixar morrer aquilo que nasceu connosco e nos foi passado pelos nossos ao longo de gerações .Hoje em dia parece que nos querem tirar tudo , privarem de tudo , infelizmente um pais á beira de dar o pino .Um muito obrigado pela vossa atenção