Caparica nas 10 melhores praias citadinas do mundo
O Cheapflights, especialista mundial em promoções e comparadores de preços para voos ou férias, elegeu a Costa da Caparica como a quinta melhor praia urbana.Pois é, a quinta. Copacabana, Brasil, Camps Bay, África do Sul, Barceloneta, em Barcelona, Waikiki, no Hawaii e… a nossa Costa. Pode ver o artigo original, em Inglês, clicando aqui.
Pior do que um cego é aquele que não quer ver. Andamos a dizer isto há tanto tempo… ainda na luta que a Gandaia apoiou pela manutenção do Transpraia, num artigo com o título ” OTesouro da Costa da Caparica” em que mostrávamos um filme feito por Pedro Gamboa, afirmávamos: “Vejam o filme e digam se não estamos a ver um território lindíssimo, cartaz turístico de primeira categoria em qualquer parte do mundo. Tomara Bali ter praias assim.” Pois, Bali não vem nesta lista.
Os jornais nacionais, naturalmente dão destaque a esta notícia, a começat pelo “Fugas” do prestigiado jornal Público, que transcrevemos já a seguir. Que fotos escolhem? O Transpraia – que querem exterminar – e os Palheiros – que querem demolir. A Gandaia não vai desistir.Obviamente, a razão está do nosso lado.
Diz o Público: São “dez praias onde os viajantes têm garantido o sol de Verão sem perderem a agitação emocionante da cidade”. Entre a Copacabana do Rio, a Waikiki do Havai ou a Barceloneta de Barcelona, surge a Costa da Caparica em destaque.
O artigo do Cheapflights – portal mundial de viagens dedicado a pesquisar e comparar promoções e preços de voos e férias e que também inclui pequenos guias -, sublinha que na Caparica, o “areal parece prolongar-se por milhas e milhas”. “Apesar de ser um destino popular para os visitantes que procuram absorver alguma vitamina D”, sublinham, as praias desta costa “nunca ficam demasiado cheias”.
Destacando a proximidade de Lisboa (e referindo que há autocarro a ligar a capital às praias, parando a cinco minutos destas), o artigo refere também que há “autocarro local” para chegar às praias (curiosamente, não menciona claramente o tradicional comboio que vai cruzando os areais).
Além do mar e areia, sublinham, é de não perder os bares de praia. Para os visitantes de Lisboa e arredores que quiserem dar um salto a outras praias, aconselham ainda Guincho e Carcavelos (na realidade, a repórter de serviço – o artigo é assinado pela viajante Meagan DeLury – esqueceu-se de apontar correctamente o nome da praia e escreve “Carcavados”).
O top 10 do Cheapflights inclui, além das referidas Caparica, Copacabana, Waikiki e Barceloneta, as praias de Camps Bay da Cidade do Cabo (África do SUl), Kitsilano em Vancouver (Canadá), South Beach (Miami Beach, EUA), Bondi Beach de Sydney (Austrália), Venice Beach de Los Angeles (EUA), Stanley Beach de Hong Kong (China).
Leia oartigo original no Público, clicando aqui.