ESPECIAL AUTÁRQUICAS 2013

BP 250A Gandaia sempre foi clara na sua missão cultural e comunitária, defendendo um conceito abrangente – antropológico – de cultura. É nosso propósito aprofundar a consciência da comunidade em que nos inserimos. É nosso propósito o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade e do território em que habitamos. Para a prossecução destes objetivos, é fundamental ter consciência do nosso papel, das diversas ideias, ideologias e projetos que estão no terreno. Pluralismo, respeito pelas opiniões diferentes da nossa, respeito pelas opções de cada um. Mas dando oportunidade a todos de as expressarem, de escolherem o que muito bem entenderem.

A Gandaia também foi sempre clara no domínio político-partidário: Não temos opções. Não temos atividade nesse domínio. Porém, ao contrário do que infelizmente se tem visto, somos a favor dos partidos pois sem eles não há democracia. Por outro lado, a democracia não se esgota nos partidos, nem no voto. Sempre afirmámos essencial que todos os partidos apresentem os seus projetos e que eles conheçam o mais amplo debate público. Como não achamos que a democracia se restrinja aos partidos, também os cidadãos e as candidaturas cívicas devem ter todo o respeito tal como os partidos e verem as suas ideias e propostas debatidas a par de todos os outros.

Uma vez que a Gandaia não é candidata à administração das instituições autárquicas, à gestão do bem público, só tem de agradecer a quem se propõe fazê-lo: Bem Hajam, ainda bem que existem!

Dito isto, nada retira o nosso direito de criticar ou melhor, de olhar de forma crítica quer a ação quer os programas que se apresentam.

Por todas estas razões, a Gandaia considera que cumpre o seu papel, os seus objetivos, proporcionando as melhores condições de que dispõe para que se debatam as ideias, se conheçam e escrutinem os candidatos que iremos escolher no próximo dia 29 de setembro. Não compete à Gandaia escolher, isso é competência individual, pessoal e intransmissível de cada cidadão, na sua consciência, expressa no seu voto. Compete-nos sim colocar os nossos meios à disposição dos candidatos e das candidaturas para exporem os seus programas, para debaterem as suas ideias e as apresentarem à comunidade.

Foi precisamente isso que a Gandaia fez.

Temos um Auditório – o Auditório Costa da Caparica – e respetivas competências técnicas, que colocámos à disposição para um debate/Sessão de Esclarecimento com todos os candidatos, que se realizará no próximo dia 12, quinta feira, pelas 21 horas. Temos também o Notícias da Gandaia, que igualmente colocámos à disposição, oferecendo acesso livre e direto a todas as candidaturas, através da sua plataforma informática, de forma a publicarem todo o material de campanha que entenderem. Pela mesma razão, o Notícias e a Gandaia, conduziram também, ao longo dos últimos meses um processo de consulta e construção pública de uma entrevista a todos os candidatos – à Câmara e à Freguesia – que hoje publicamos.

Fica à disposição da comunidade, além das respostas à entrevista, o currículo e as fotos, assim como os textos que as candidaturas decidirem publicar, fornecendo o máximo de informação aos cidadãos para que, no diálogo íntimo com a sua consciência, possam exercer os seus direitos cívicos e afirmarem as suas opções através do voto, no próximo dia 29.

Antes, como referimos, terão ainda oportunidade de colocarem todas as questões aos candidatos no próximo dia 12 no Auditório. A Sessão tem precisamente esse fim: responder às perguntas da audiência, com apenas três claras regras: 5 minutos de exposição geral do programa de cada candidato, 1 minuto para cada pergunta da assistência e dois minutos para cada resposta. Não é uma entrevista conduzida pela Gandaia, são as questões da comunidade presente na sessão e as respostas que os candidatos entenderem dar.

Com Frontalidade, com Transparência e com Respeito por todos, cumprimos o nosso dever. A Gandaia manteve-se fiel ao que tem afirmado desde a sua formação e continua a acreditar que está a construir uma mais valia para a nossa comunidade.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

2 thoughts on “ESPECIAL AUTÁRQUICAS 2013

  • 9 de Setembro, 2013 at 3:04
    Permalink

    Concordo com este comentário. Penso que teve um esquecimento: não referenciou que a “nódoa” é candidato pelo PSD. É só mais uma a juntar a todas as nódoas que governam este Pais, pacato à beira mar plantado, tão mal tratado! Mas com um Povo que só tem o que merece, muita lingua pouca acção!

    Catia Pinto

    Reply
  • 9 de Setembro, 2013 at 2:57
    Permalink

    Claro que o candidato à Câmara de Almada não respondeu, exactamente como o tem feito enquanto Presidente de Junta da Freguesia da Costa de Caparica: sem respostas efectivas e executáveis, uma nódoa!!!!! Chamar-lhe autarca é ofender todos os outros.
    Quanto ao candidato do MRPP, enviou a foto porque eles são todos “giros”, e sem respostas porque os esquerdalhos não pretendem dá-las nunca, porque o seu único propósito é dividir, lançar a confusão!

    Célia Pinto

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest