Fevereiro Mês do Jazz
As noites de música no Lobo do Mar, dinamizadas pela Gandaia, terão lugar nas quartas feiras 12 e 26 de fevereiro, a partir das 22:00 horas e serão dominadas pelo Jazz.
O critério desta iniciativa da Gandaia é a sua premente necessidade de angariar fundos que suportem os custos de manutenção do Auditório Costa da Caparica, funcionando em semanas alternadas com as semanas de Reuniões Abertas da Gandaia, que se realizam às terças feiras, no caso de fereiro, a 4 e 18.
A programação destas noites de música ficou a cargo de um famoso DJ que aqueceu inúmeras noites orientais: Riki Sal, responsável com alguns outros colegas pelo projeto China Pop e, posteriormente pela animação do Clube de Jazz de Macau, quando este iniciou as noites de DJ. Não se afasta a possibilidade da Gandaia convidar outros DJ para animar estas noites especiais.
Porém, que não haja confusão: estas noites não terão a música de dança que se ouve por todo o lado, pum-pum-pum por aí fora. São especiais pela qualidade dos trabalhos musicais apresentados e pela excelência da seleção e, ainda muito mais, pelo calor dos amigos presentes na sala.
A primeira destas grandes e inesquecíveis noites será dedicada ao Bebop, provavelmente o berço de todos os ritmos mais excitantes do século XX e que ainda hoje tem muitos seguidores. Nomes como Charlie Parker e Dizzy Gillespie foram essenciais na divulgação deste estilo, que se afirmou com uma maior complexidade de harmonias e mais técnico que o anterior “swing”. É geralmente aceite que o Jazz moderno começa com o Bebop.
Após esta noite de jazz clássico, apesar de manter toda a sua modernidade, a qual, como dissemos, terá lugar na quarta feira 12 de fevereiro a partir das 22:00 horas no Lobo do Mar, seguir-se à uma noite de Acid Jazz, um desenvolvimento do Jazz, nos últimos anos do século XX, iniciado nas noites de Londres e de imediato seguidas quer no resto da Europa, quer nas Américas. Acid Jazz, ou Club Jazz, como também é conhecido, é um estilo musical à medida do Lobo do Mar e destas noites da Costa da Caparica.
Mais uma vez a Gandaia vem construir propostas que são motivos para visitar a Costa da Caparica e também para os caparicanos, bem, motivos para ninguém ficar em casa e todos virem passar momentos de qualidade na companhia dos amigos.
Esta colaboração entre a Gandaia e o Lobo do Mar é um bom exemplo das estratégias de colaboração entre as diversas entidades implantadas no nosso território de forma a enfrentar as crises que nos ameaçam. A crise económica – terrível – que ameaça a subsistência quer das propostas culturais como a da Gandaia, quer das empresas tradicionais, como o Lobo do Mar. Crise também da alegria, vergada por tamanha cinzentania e ondas de números e estatísticas que nos afogam a humanidade. Finalmente, crise da qualidade, porque Casas disto, após Casas daquilo, Big Brother, após Quintas e Circos e outras lamentáveis propostas que exploram o que de mais baixo o ser humano contém – e infelizmente tem ainda muito mais baixeza para explorar, como se pode ver ao longo de qualquer revista cor de rosa.
Basta!
Vá, coloque lá a marquinha no seu calendário favorito, seja eletrónico, seja o dos Bombeiros de Setúbal: Fevereiro, quarta feira dia 12 e quarta dia 26. Já agora, marque os dias das Reuniões Abertas também: terça dia 4 e terça dia 18. Pronto. Dever cumprido! Não se sente muito melhor? Pois claro que sim!
Onde é o Lobo do Mar? Caramba, quem não sabe arrisca-se a ir parar ao Museu! Fica na Avenida da República, 14, mesmo em frente da antiga Farmácia, a que era Higiénica e agora é mais um edifício fechado, quase, quase a chegar à Praça da Liberdade e à Rua dos Pescadores. Nós estaremos lá!