Mar Ataca de Surpresa
Quando ninguém esperava – o alerta do IPMA era amarelo – o mar voltou a galgar o paredão em vários pontos e fazer ainda mais estragos.
O Presidente da Junta de Freguesia, alertado por cidadãos, veio logo para o terreno e acionou os meios da Proteção Civil, Autoridade Marítima e GNR.
António Ramos, o famoso Barbas, estava desesperado com a invasão do mar, uma vez mais nos seus estabelecimentos: “cinquenta empregados e não sei se posso abrir amanhã, peixe acabado de comprar e não sei como vai ser…” Os filhos do empresário estavam visivelmente abalados.
Os maiores estragos porém, foram, uma vez mais, perto da Tasca do Leandro e do Mar de Sabores, com um poste de iluminação derrubado, bancos e caixas da PT arrastados para as traseiras, aumentando ainda os buracos no paredão. Os pontões parecem também ter abatido ainda mais. No entanto, Isso é apenas a parte visível, não se conhecendo com rigor os estragos na estrutura interna daquela proteção.
Extremamente preocupante é também a situação junto aos parques de campismo do CCL e da INATEL, que recentemente tiveram obras (e expensas do CCL) de reforço da proteção, utilisando mesmo barreiras cobertas com neoprene. Eram claramente visíveis as fissuras, algumas delas de grande dimensão. “Até me assustei” confidenciava o guarda de serviço, “ouvi um estrondo e tinha sido o mar a arrastar aquele pedregulho enorme por aqui abaixo”.
José Ricardo Martins não escondia a sua preocupação, telefonando uma vez mais para a Proteção Civil alertando para a eminência de piores estragos na próxima maré alta, cerca das 15:30 de sábado. “Ninguém estava à espera disto!”