Definindo Saudade…

AnaMarquesUma tarde de início de Outubro e Outono e um mar que engole a areia reposta há pouco mais de 2 meses e eu a pensar em Saudade com saudades de tanta coisa e tentando perceber a palavra que faz doer as entranhas de quem as sente.
Afinal qual a utilidade da sensação da saudade?

Atendendo à dor emocional e física que provoca quase sempre a resposta pronta será… nenhuma utilidade.

Então porque razão tantas vezes nos perdemos olhando sem ver o que nos rodeia e vendo através da memória que deixámos de comandar episódios que ao acontecerem a dada altura da nossa vida deixaram com a tal saudade que não é carne nem peixe nem sólido nem líquido nem vapor nem gás e por aí fora no sentido da matéria.
De repente pensei esta sensação aparentemente não afeta os animais irracionais, ou estou enganada?

Algumas pessoas afirmam ter visto nos olhos de alguns animais domésticos um olhar triste por um dono que partiu repentinamente e atitudes corporais que indicam que o bichinho sente falta de algo e manifesta-o de várias maneiras e isso é a chamada saudade mas eu acho que isto só se aplica aos animais domésticos porque pensando bem não estou a ver um leão ou crocodilo a manifestar saudade de algo que perdeu no seu habitat.

Voltando a nós animais racionais a saudade é uma palavra empregue com muita facilidade e em variadas situações.

Temos saudades da escola primária e dos primeiros amigos que por lá fizemos esquecendo as birras que quase todos tivemos ao iniciar um novo ano letivo, só guardamos mesmo as boas memórias dessa ocasião.

Temos saudades do primeiro vestidinho de festa e dos sapatos de verniz a condizer no que se refere às meninas e da transição do calção pelo joelho para a calça comprida e uma camisa branca no que se refere a rapazes.
Temos saudades da primeira golfada de água do mar quando inocentes corríamos descalços na areia quente dos verões da infância em direção o fascínio das ondas que pareciam brincar connosco.

Temos saudades da primeira vez que olhámos outro ser com um olhar que sem sabermos porquê nos fez roborizar a face, acelerar o coração e soltar uma gargalhada despropositada.

Temos saudades do brilho das luzes que se desprendiam do palco de soalho de madeira onde um qualquer conjunto musical imitava o Elvis Presley e nos sentíamos a rainha do baile com os rapazes a parecerem o príncipe encantado.

Temos saudades do primeiro beijo, do primeiro contacto com o corpo de outrem e com o ser que invade o nosso corpo que o abriga num casulo de água dando-lhe vida alimentada da nossa vida.

Temos saudades dos primos cúmplices de segredos que julgávamos únicos e inventados por nós e das tias que nos enfeitavam os cabelos e nos aconselhavam acerca dos desejos carnais de homens matreiros, da avó de carrapito e ladainha de igreja, dando-nos chocolate com uma mão e uma palmada de alerta contra a má educação com outra, da mãe que afadigada cosia e passava a roupa, cozinhava o ovo estrelado com a gema no ponto, assava o bolo de aniversário decorando-o com smarties e velas de cera branca, do avô de pantufas e óculos encavalitados na ponta do nariz vermelho do vinho do almoço, pondo um xis num quadrado de boletim de apostas de futebol e o jornal na página da guerra colonial.

Temos saudades quando ao nosso lado caminha uma pessoa que nos excede em altura e que ontem mesmo nos olhava do chão com adoração.

Temos saudades do andar desenvolto com que percorríamos caminhos habituais, do trabalho que moía mas não cansava, da frescura na face nas manhãs em que dormir fora impossível, dos tantos sonhos e quimeras que jurámos realizar e que se foram perdendo na rotina dos dias que parecem comandar a razão dos que desde o primeiro minuto acompanharam o nosso grito de espanto por acordar neste mundo, se foram, indo embora por opção ou não e que na maioria das vezes sentimos não ter dado a devida atenção, sendo não rara a sensação de que muito ficou por dizer ou fazer e que já é tarde para acontecer, e atrás da saudade vem quase sempre o arrependimento por omissão de tanta coisa planeada e tão pouco concretizada.

Saudade será talvez uma viagem ao passado onde se misturam as boas recordações com o arrependimento de não ter valorizado mais o que se teve e que nunca mais se terá.

A utilidade da palavra saudade será somente reviver com mais ou menos dor uma vida recheada de muitos momentos inesquecíveis e que por muito que doa valeu a pena ser vivida.

accleme

Designer Gráfico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest