Lançamento de Livro
No próximo domingo dia 16, pelas 16 horas, no Auditório Costa da Caparica será apresentado o livro “Entre Marés” do Professor Doutor Manuel Lima, que em 2014 celebrou 25 anos como escritor local.
Esta sua nova publicação, «A VIDA ENTRE MARÉS», com 176 páginas, a cores e impressa em papel couché brilhante, retrata em texto e em fotografia de autor, a flora e a fauna do Estuário do Tejo e a Costa Atlântica. Com caraterização de 150 espécies diferentes, o referido trabalho de investigação contempla variadíssimos grupos taxonómicos, nomeadamente: algas, esponjas, cnidários, briozoários, ascídias, crustáceos, bivalves, gastrópodes, cefalópodes e peixes.
Breve Curriculum Vitae de Manuel Lima
Manuel Lima nasceu na Costa de Caparica, ano de 1954, e viveu grande parte da sua infância, adolescência e juventude à beira Tejo, na Trafaria. Já em 1976, passou a residir na freguesia de Corroios, concelho do Seixal, onde se manteve até hoje.
Bacharel em Geologia e Licenciado em Animação Sócio-Cultural, Manuel Lima abraçou a carreira do ensino público, sendo no período compreendido entre 1986 e 2010, professor efetivo na Escola Secundária João de Barros, em Corroios.
Como técnico do Ecomuseu Municipal do Seixal e da Divisão de Educação da Câmara Municipal do Seixal, entre1987 e 2007, efectuou variadíssimos trabalhos de pesquisa relativos à zona ribeirinha do Tejo (Seixal), tendo publicado mais de uma dezena de obras relativas ao património histórico e natural do referido Município, nomeadamente:
A Escola e a Árvore – 1988
Jogos do Ambiente do Concelho do Seixal – 1989
Bivalves e Gastrópodes das Praias do Seixal – 1992
Aves Aquáticas e Ribeirinhas do Concelho do Seixal – 1994
Peixes e Pescarias no Concelho do Seixal, Estuário do Tejo – 1997
Terras de Larus, Património Natural do Concelho do Seixal – 1997
A Reserva Ecológica Nacional do Concelho do Seixal – 1998
A Árvore no Concelho do Seixal – 2000
Corroios, Minha Terra com Arroios – 2001
Amora, Memórias e Vivências D`Outrora – 2006
Flores Silvestres do Concelho do Seixal – 2007
Já depois de ter cessado a sua colaboração contratual com o Município do Seixal, Manuel Lima continuou a publicar outras obras literárias nomeadamente:
O Tejo, da Nascente à Foz – 2008
Fósseis e Geistória da Região de Almada-Lisboa, na Época Miocénica – 2010
Aves do Sapal de Corroios – 2011
Segredos da Natureza a dois passos de Lisboa – 2012
A Vida Entre Marés – Estuário do Tejo – 2014
Pelo seu trabalho de investigação e de divulgação, junto da comunidade educativa local, recebeu os seguintes reconhecimentos:
– Medalha de Mérito da Câmara Municipal do Seixal, em 2003;
– Galardão de Reconhecimento Público por Serviços Prestados, da Região de Turismo da Costa Azul, em 2006;
-Menção Honrosa da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, em 2007;
-Homenagem como Profissional do Ano 2008, pelo Rotary Clube do Seixal.
Atualmente, já aposentado, Manuel Lima é professor na Universidade Sénior do Seixal, disciplina de Património Histórico e Natural e continua a colaborar com muitas escolas locais, onde voluntariamente dinamiza sessões temáticas e visitas de estudo.