Quinzena da Juventude
A 15ª Quinzena da Juventude de Almada oferece este ano cerca de uma centena de iniciativas ligadas à música, dança, teatro, artes plásticas, arte urbana, desporto e cidadania.
Há espectáculos para assistir, workshops, seminários e debates para participar, exposições para ver, e muito mais, nas ruas e salas das várias freguesias do concelho.
A entrada é livre, com excepção dos Festivais de Tunas.
A 15ª edição é organizada pela Câmara Municipal de Almada, em conjunto com o movimento associativo juvenil, jovens e escolas almadenses.
Moonspell
A banda portuguesa Moonspell está de regresso a Almada. O concerto é a 23 de Março, pelas 22:00 horas, na Praia do Paraíso (recinto do Caparica Primavera Surf Fest), na Costa da Caparica.
Entrada livre, com distribuição de ingressos nos dias 20 e 23 de Março. Mais informações emwww.m-almada.pt/juventude
Teatro / Poesia
Nesta área, destaque para o projecto do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade pela forma que envolve a comunidade educativa.
«Poesia para Florestas com Floresta Sinfónica – Uma Aventura Poética em Almada» prevê a realização de oficinas a 7 e 9 de Março, uma exposição no Museu da Cidade, entre 10 e 20 de Março, e um workshop/demonstração, tendo como ponto de partida o poema Floresta Sinfónica, de Álvaro de Mendonça, a 20 de Março (14:00-17:30), no Museu da Cidade, na Cova da Piedade.
Arte Urbana
Um colectivo de artistas das ruas de Almada inaugura a 13 de Março (16:00), na Oficina de Cultura, em Almada, a exposição «Muralmada16». Para ver até 24 de Março.
Trata-se de uma nova forma de ver a arte urbana, através de diferentes técnicas (design, stencil, aerógrafo e clássico spray) e estilos.
Ainda no âmbito do graffiti, de 24 a 27 de Março, na Romeira, Cova da Piedade, homenageia-se o artista desconhecido de Almada, com um workshop/demonstração.
«Ao Artista Almadense» é um projecto de arte urbana idealizado pelo Colectivo Aleutas (Pedro Loureiro e André Silva).
Desporto
«Desporto Nacional – Que Futuro?» é o tema de um seminário, promovido pela Juventude Popular de Almada, no dia 18 de Março, entre as 10:00 e as 13:00 horas, no Centro Cultural Juvenil de Sto Amaro – Casa Amarela, no Laranjeiro.
O objectivo é reflectir e contribuir para construir um novo paradigma desportivo em Portugal, marcado pelo pluralismo.
Cidadania
A Lifeshaker Associação promove um debate informal sobre o tema «Ser Igual?».
Esta iniciativa realiza-se o dia 18 de Março, pelas 20:00 horas, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda, em Almada.
Nos dias 21 e 22 de Março, entre as 10:00 e as 19:00 horas, no Caparica Sun Centre, na Costa da Caparica, a ASDL – Porjeto + XLE6G, promove o seminário «II Tomada de Consciência».
O objectivo é sensibilizar os jovens para os riscos que enfrentam (doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, violência no namoro) mas também para as oportunidades que têm à disposição.
Estão previstas actividades desportivas e workshops de artes, dança, música e dança.
Também a 21 e 22 de Março, a Associação RevolutionArt propõe um conjunto de actividades multidisciplinares nas quais se enquadra o rali paper fotográfico «Pelas Histórias e Almada». O objectivo é (re)visitar a história de Almada através da recolha de imagens
Artes Plásticas/Design
A exposição Almada Design, promovida pelos alunos da Escola Secundária Cacilhas – Tejo, apresenta sugestões gráficas para eventos de Almada e a aplicação em diversos suportes e materiais de divulgação.
A inauguração é do dia 6 de Março, às 15:00 horas, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda, em Almada. Para ver até 30 de Março.
Festivais de Tunas
A 15ª edição integra ainda a Noite de Serenatas, a 11 de Março (21:30), junto ao edifícios dos Paços do Concelho, em Almada.
O Tágides – XXIV Festival Internacional de Tunas está marcado para 12 de Março (21:00), na Academia Almadense. O ingresso custa 7 euros.
O Festival Marias 2016 acontece a 19 de Março (21:00), na Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Caparica. O ingresso custa 2 euros.
A 2 de Abril (21:30) realiza-se VIII Capas Ricas no Auditório do Campus Universitário Egas Moniz, na Caparica. O ingresso custa 3 euros.