A Areia de Junho Vem…
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou esta quinta-feira, 26 de junho, a confirmação da empreitada de alimentação artificial das praias da Costa da Caparica e de S. João da Caparica. A tal empreitada que começava nos finais de junho, conforme o Notícias oportunamente noticiou (clique aqui)
A conclusão dos trabalhos está prevista para daqui a dois meses. De resto, está prevista para daqui a dois meses há muito tempo…
O problema é o ciclo das marés de agosto começarem a retirar a areia das praias, precisamente a areia que se planeia repor. Isto faz temer que este trabalho seja em vão.
De acordo com a APA, a empreitada visa a alimentação artificial, com um milhão de metros cúbicos de areia, das praias da Costa da Caparica (Nova Praia/ Saúde, Praia Nova, Dragão Vermelho, Tarquínio/Paraíso, CDS, Sto. António e Norte) e de S. João da Caparica.
A nova areia é dragada de areias na zona do canal sul da barra do porto de Lisboa e é transportadas na própria draga até à frente de cada uma das praias.
Os trabalhos decorrerem em duas frentes, de sul para norte, com início na praia do Tarquínio/Paraíso, para criar condições de uso balnear nas praias da frente urbana o mais rápidamente possível.
A empreitada, financiada a 100% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), vai custar cerca de cinco milhões de euros.