Cai Bem na Cova do Vapor
Os dias de calor, que já se fazem sentir, pedem uma passagem obrigatória pelo quiosque do Sr. Manuel. A “culpa” é do Cai Bem, um refresco feita à base de ginjinha, gasosa e sumo de limão, a bebida oficial da Cova do Vapor.
Apesar do turismo nesta aldeia costeira ter aumentado consideravelmente há cerca de dois anos, o pequeno letreiro do quiosque a “publicitar” o Cai Bem tem-se mantido o mesmo.
Com maior saída durante o Verão, por razões óbvias, o Cai Bem é vendido em copos de 3 tamanhos diferentes e ainda em garrafa de plástico de 1,5 lt para os que querem matar a sede, entre banhos, na praia.
Quem o irá servir é, sem margem para erro, o Sr. Manuel, que desde o início da década de 70, começou a passar férias na Cova do Vapor. No entanto, em 2011 fixou residência aqui na terra. Com a reforma e de modo a ter um entretém, ele e a sua esposa, entretanto já falecida, ficaram, em 2007, com o quiosque que antes fora dum cunhado.
Manuel Coutinho, com 70 anos feitos em Março, sempre trabalhou no grupo Volkswagen e mais tarde na J M Seguro, firma que já se extinguiu. Atualmente, apesar de já ter pensado em fechar o quiosque, “isto é um brinquedo para mim, já não era para estar aqui este ano”, vai-se aguentando no seu posto “é assim, a gente tem de fazer qualquer coisa, mas ou faço bem ou não faço”.
Para fim de conversa, e ainda de Cai Bem na mão, o Sr. Manuel mostra-nos uma revista de surf, de 2011, registo de outras incursões jornalísticas pelo bairro, onde numa reportagem da Cova do Vapor, entre vários retratos dos locais, surge uma fotografia sua.
Cairá, de certeza, bem um regresso para breve com esta bebida à mistura!