Contentores Só em Março
A LUSA noticiou que o governo deverá decidir em março a localização do terminal de contentores da região de Lisboa, afirmou hoje o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, assegurando que não está ainda decidido se este fica no Barreiro ou na Trafaria.
“Olhámos para várias alterativas. De facto, aquela para onde estamos a olhar em exclusivo é o Barreiro. O Barreiro, se for viável, e os agentes económicos continuarem interessados no terminal, avança. Se não for viável ou os agentes económicos não estiverem interessados, não avança”, afirmou Sérgio Monteiro.
Falando aos jornalistas à margem do congresso europeu Eurolog, com o patrocínio do Presidente da República e da Associação Portuguesa de Logística (APLOG), que hoje se realiza em Lisboa, o membro do executivo declarou que “outras localizações vão sendo afastadas”.
“Não há sinal até agora de que há desconforto sobre a localização Barreiro. Do ponto de vista de atravessamento do canal, os agentes preferiam a Trafaria, mas o Barreiro reúne mais consenso porque a autarquia quer o investimento. Depois, temos menos investimento no caminho-de-ferro. No caso da Trafaria era preciso construir linha, cujo custo estimado seria de 160 milhões de euros”, disse o secretário de Estado.
Quanto à decisão final, Sérgio Monteiro apontou o mês de março do próximo ano, uma vez que “falta aprofundar os estudos de impacto ambiental”.
O governante reforçou o que já havia dito em setembro, altura em que declarou estar sem pressa para anunciar a decisão sobre a localização do terminal de contentores da região de Lisboa e que não estava ainda decidido se este fica no Barreiro ou na Trafaria.