Continua a Polémica do Agrupamento das Escolas
Após a realização da Assembleia de Freguesia de 6 de Fevereiro, todos os partidos aí representados, à exceção do CDS-PP que não compareceu, assumiram uma posição crítica em relação à fusão do Agrupamento Vertical de Escolas da Costa da Caparica com a Escola Secundária do Monte da Caparica. O executivo da Junta e o PSD não se opondo à fusão, procuraram garantir os empregos, o Projeto Educativo e a sede do novo Agrupamento – ou pelo menos uma secretaria – na Costa da Caparica, sendo favoráveis ao desenvolvimento duma solução de nível secundário na cidade. A sua moção, porém, não foi aprovada.
As moções aprovadas – uma do PS e outra do PCP – estão claramente contra a fusão e também advogam a implantação do Ensino Secundário na Costa da Caparica.
Entretanto, começou já a circular na Internet “A Petição Não à Agregação” (que pode assinar clicando aqui) que afirma: “Não à agregação de escolas do agrupamento de escolas da Costa da Caparica com o Monte de Caparica/ Sim à criação de Ensino Secundário na atual Escola Básica da Costa da Caparica”.
Finalmente, foi também publicada a Posição do Conselho Geral da Escola Secundária do Monte de Caparica sobre a constituição da agregação com o Agrupamento de Escolas da Costa da Caparica, que pode ler na íntegra clicando aqui, manifestando a sua estranheza pelo alarme social que esta medida provocou, tendo em conta que há muitos anos que os jovens das escolas da Costa prosseguem os estudos na Escola do Monte e sublinhando os seus bons resultados nos Exames Nacionais.