Criada Associação Portuguesa da Xávega
Chama-se Associação Portuguesa de Xávega (APX) e tem sede na Praia de Mira. Esta associação foi criada em finais de novembro, mas já conta com cerca de um milhar de associados, desde Espinho até Sesimbra. Conforme explicou o seu presidente, José Vieira, a uma reportagem do Diário As Beiras: “A associação foi criada para fazer uma proposta legislativa e defender a atividade”, realmente, estamos a viver uma situação muito difícil, tal como explicou ao Notícias da Gandaia, com a preparação de um novo enquadramento legal a nível europeu e também nacional.
Chamou também a atenção para o número de companhas que se encontram inativas por já terem atingido a quota de pesca atribuída para este ano. “Ora, é precisamente contra este sistema generalizado que a associação se posiciona. Mas há pelo menos mais um ponto de discórdia entre o legislador e os pescadores da pesca das artes: a devolução ao mar ou a apreensão de todo o pescado da faina quando as autoridade detetam peixes com tamanho ilegal.”
José Manuel Vieira é “pescador, arrais, trato do motor, das redes, faço tudo o que é preciso…” confessou com um sorriso franco mas brincalhão. “Mas isto não está para brincadeiras”, acrescentou logo, “os responsáveis não compreendem o que é a Arte-Xávega, não sabem o que pescamos e como o fazemos… para eles é tudo pesca, ou pesca artesanal, mas não, é preciso ver melhor, há muitas soluções para este problema e que não estão a ser equacionadas, é preciso juntar as pessoas, juntar as organizações e defender a Arte-Xávega”.
O Notícias irá aprofundar esta questão e apresentar brevemente uma notícia mais desenvolvida sobre esta Associação pelo grande interesse de que se reveste, não só para a nossa terra, como para todas as que (ainda) têm Arte-Xávega.