Despesas Municipais em Cultura e Desporto (Arco Ribeirinho Sul)
A opção pela apresentação de dados relativos a municípios, decorre única e exclusivamente das deficiências do sistema estatístico nacional, nomeadamente do INE, onde a informação ao nível da freguesia se reduz a temas da população, da construção/habitação, da educação e das eleições, que em anteriores visualizações já visitamos.
Temas como o que ora apresentamos só se encontram disponíveis para agregados de nível municipal ou superior, e em muitos casos com grandes limitações de conteúdo e quebras de séries temporais.
Já no âmbito das atividades sócio-culturais existem ainda e também grandes lacunas de informação estatística, nomeadamente no respeitante a temas como Museus e Galerias de Arte, Teatro, Musica, Hábitos de Leitura, Património cultural, Publicações períódicas, e acima de tudo os níveis de utilização destes bens culturais pela população residente e/ou população que nos visita, nomeadamente turistas.
Neste quadros damos nota por um lado do empenho que os municípios dão às diversas áreas sócio culturais e por outro as estatisticas relativas a Cinema e Espetáculos ao vivo.
Idealmente tratar-se-ia dos “dois lados duma mesma moeda”, dum lado o interesse e o empenho dos decisores públicos e do outro o nível de adesão da população aos equipamentos sócio-culturais disponíveis. Mas como se pode observar, as comparações são fracas, pois não existe uma adequação entre “as duas caras” da informação!
É designio destas visualizações promover a disseminação da informação estística disponível, promovendo o conhecimento mutúo e uma melhor e mais empenhada participação na construção do futuro comum.