Dez jovens com profissionais da NBA no AVECC
Este ano, o campo de verão europeu da Basketball Without Borders (BWB) realizou-se em Portugal, tendo o Agrupamento de Escolas da Costa da Caparica acolhido, entre 16 e 18 de agosto, os 50 melhores talentos sub-18 de toda a Europa, e as 40 melhores atletas sub-18 portuguesas.
Entre estes jovens jogadores de elevado potencial, estiveram também dez jovens basquetebolistas do desporto escolar, cinco atletas femininas da equipa de juvenis da Escola Secundária Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, e outros cinco atletas juvenis masculinos, do Agrupamento de Escolas André de Resende, em Évora.
O projeto BWB, enquanto um campo de verão desportivo promovido pela Federação Internacional da Modalidade (FIBA) e National Basketeball Association (NBA), pretende proporcionar o encontro de jogadores e treinadores da liga profissional norte-americana com jovens promissores nesta modalidade em todo o mundo.
Os jovens talentos praticantes do desporto escolar selecionados para esta experiência única, usufruíram bem do contacto direto com as grandes estrelas do basquetebol internacional, aproveitando ao máximo o excelente convívio e aprendizagens de trabalho ao lado de Carlos Boozer (Chicago Bulls), Nate Robinson (Denver Nuggets), e antigos atletas da NBA como Terry Porter, Sam Perkins e Ticha Penicheiro.
Os três dias de campo de treino foram ainda complementados pela organização de um All Star Game à moda da NBA, com a participação dos 20 melhores atletas masculinos e uma exibição da Seleção Nacional de Basquetebol em cadeiras de rodas.
As palavras de Mariana Seco, de Ponte da Barca, resumem a alegria e o sonho que constitui para os jovens a organização destas iniciativas:
“Na minha opinião, estes três dias de campo de treino foram muito produtivos e, falando pelo meu grupo do desporto escolar, todos trabalhámos arduamente e demos o nosso melhor.
É sempre bom contactar com pessoas ligadas ao basquetebol, treinadores e atletas, de diferentes regiões e ainda melhor, contactar com pessoas qualificadas ligadas, quer à liga profissional de basquetebol mais importante do mundo, a NBA, quer ao basquetebol profissional português.”
Veja o artigo original no Record, clicando aqui.