Donativos nas Farmácias

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo, entre 14 e 22 de dezembro, decorre nas Farmácias do distrito de Setúbal a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”.

Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

«O acesso à medicação, associado à promoção da Saúde como bem-estar das pessoas, deve ser um eixo primordial de um exercício não discriminatório o qual se prende com o reconhecimento de equidade dos que possam ver limitados este acesso. Na prossecução desta premissa, o Município de Almada, através da adesão ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, apoiou, até à presente data, 62 famílias, num total de 99 beneficiários/as, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em comprovada carência económica, e que de outra forma não conseguiriam adquirir a medicação imprescindível à sua qualidade de vida», refere Teodolinda Silveira, Vereadora da Câmara Municipal de Almada.

«As farmácias do distrito de Setúbal aderentes à Campanha de Natal “Dê Troco a Quem Precisa” convidam os seus utentes a doar o troco das compras à Emergência abem: COVID-19. Vivemos tempos complicados e são muitas as famílias que viram as suas vidas viradas do avesso devido à crise causada pela pandemia. Ao participar nesta iniciativa, as pessoas estarão a contribuir para que os mais fragilizados continuem a ter acesso aos medicamentos, produtos e serviços de saúde de que necessitam. Contamos com a solidariedade de todos», refere Helena Pires, farmacêutica.

Atualmente, a Rede abem: conta com quinze entidades referenciadoras no distrito de Setúbal:

  • Apoio Fraterno
  • Associação Colmeia Vigilante
  • Associação Meninos de Oiro
  • Cáritas Diocesana de Setúbal
  • Cáritas Paroquial da Cova da Piedade
  • Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela
  • Centro Social e Paroquial de Santo André
  • Centro Social Paroquial de Corroios
  • Centro Social Paroquial São Sebastião
  • Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa Misericórdia de Grândola
  • Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa Misericórdia de Santiago do Cacém
  • Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa Misericórdia de Sines
  • Grupo Sócio-Caritativo Sta. Maria
  • Município de Almada
  • Município de Sesimbra

Existe ainda uma rede de 83 Farmácias abem: onde os 1.066 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 44.978 embalagens de medicamentos no distrito de Setúbal no âmbito do Programa.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

– Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Farmácias Dê Troco a Quem Precisa – Setúbal

Farmácia Além TejoSeixal
Farmácia AliançaMoita
Farmácia AliceSetúbal
Farmácia AtlânticoAlmada
Farmácia Bento LinoSeixal
Farmácia Central da AmoraSeixal
Farmácia CravidãoMontijo
Farmácia Cunha PinheiroSetúbal
Farmácia D’ AvóMoita
Farmácia D’AiresPalmela
Farmácia Diogo MarquesMontijo
Farmácia Flor da MataSeixal
Farmácia HigieneSetúbal
Farmácia IdealAlmada
Farmácia LeãoSesimbra
Farmácia LitoralSantiago do Cacém
Farmácia LouroSetúbal
Farmácia Mascarenhas NetoBarreiro
Farmácia Matos LopesSeixal
Farmácia NormalBarreiro
Farmácia NovaSetúbal
Farmácia NovaSantiago do Cacém
Farmácia NunesMoita
Farmácia Nunes.PalmelaPalmela
Farmácia Pinhal de FradesSeixal
Farmácia PortugalSetúbal
Farmácia RoldãoBarreiro
Farmácia SáliaSetúbal
Farmácia Santa MartaBarreiro
Farmácia SantiagoSetúbal
Farmácia Santo AntónioBarreiro
Farmácia SeixalSeixal
Farmácia Sousa MarquesSeixal
Farmácia Tavares de MatosPalmela
Farmácia Vale FetalAlmada
Farmácia Valido RibeiroSetúbal

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

São Embaixadores Dignitude: António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira.

Sobre o Programa abem:

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest