É o Lixo. É o Lixo
Aí pelo meio de Julho começou a notar-se a constante acumulação de lixo junto aos contentores. Chegados a Agosto já salta aos olhos que a deficiente recolha em Almada e no concelho está para ficar.
À primeira vista até se pode dizer que não é defeito, é feitio, pois um contentor cheio rodeado de lixo, ou um ecoponto cercado por resíduos indiferenciado tornaram-se marcas do concelho, de Cacilhas à Costa da Caparica. Ao diário Correio da Manhã, um morador não identificado, referiu que esta acumulação de detritos representa “perigo para a saúde pública”, devido à falta de higiene e aos animais que se vão juntando nestas lixeiras improvisadas, ao que se deve juntar que, “muitas vezes, a circulação pedonal é feita fora do passeio porque não há espaço com tanto entulho.”
Ora, acontece que a explicação é simples: o município de Almada tem uma frota com 23 viaturas destinadas à recolha do lixo, mas destas apenas cinco estão operacionais. Resta saber porquê. Na mesma reportagem já referida, a autarquia, através de porta-voz não identificado, admite “dificuldades na recolha de resíduos”, porém garantindo ser esta uma situação “excepcional”, pois a razão deste estado de coisas está no facto de a frota herdada do antigo executivo se encontrar – diz a mesma fonte – “notoriamente obsoleta e a necessitar de ser renovada, resultando numa ocorrência anómala de avarias.”
Para resolver estas dificuldades com a recolha de lixo, a Câmara tem recorrido à solidariedade dos concelhos vizinhos para que disponibilizem viaturas de recolha de resíduos, assim como os Serviços de Salubridade da autarquia estão a mobilizar “todos os meios existentes, incluindo outro tipo de viaturas de limpeza urbana.” A isto, além do aluguer de novas viaturas para regularizar a recolha, junta-se a promessa de até ao final do ano, “ou o mais tardar no início de 2019”, a autarquia prever a aquisição de novas viaturas.
É o lixo, os passeios com dejectos de animais, os pombos a conspurcarem tudo por onde andam… Para quando pombais contraceptivos? E o carro do lixo que faz um barulho tremendo quando as pessoas já estão a dormir? Vergonhoso o estado da Costa!