Eleições Legislativas 2024
Pretendo desta vez apresentar os resultados saídos das eleições que tiveram lugar no passado dia 10 de março de 2024 abarcando a totalidade do território de Portugal Continental.
A razão para incluir os resultados de todas as freguesias, concelhos e distritos de Portugal Continental é uma razão metodológica.
Dada a alteração qualitativa que ocorreu nestas eleições, com a passagem duma maioria absoluta de um só partido, para uma paisagem parlamentar muito dispersa – uma assembleia onde a constituição de maiorias estão na prática inviabilizadas, ainda que a aritmética estrita o permita.
Pretende-se assim, disponibilizar instrumentos, recorrendo à estatística, para explicar o sucedido, e talvez até, constituir um roteiro pela paisagem político-partidária do nosso país.
Ora, para aumentar a significância estatística, o número de “observações” é um fator decisivo. Desta forma, o que se pretendeu fazer foi utilizar a dispersão que os resultados por freguesia apresentam, para desta forma inferir relações estatísticas ao nível do concelho ou do distrito.
É claro que concelhos com uma ou duas freguesias (vide o concelho de Barrancos) não permitem qualquer conclusão estatística.
Assim, pode-se estabelecer nos diversos quadros anexos, não relações de causalidade, entre por exemplo indicadores que o censo de 2021 disponibilizou ao nível da idade e do sexo, das profissões, da escolaridade e da religião de cada agregado populacional e os resultados desta eleição ou averiguar o que mudou entre dois atos eleitorais idênticos – eleição da Assembleia da República – ocorridos com uma tão grande proximidade temporal.
Outra das aplicações do presente trabalho poderá também ser dar a conhecer o tipo de estudos (subprodutos) que as empresas de sondagens disponibilizam aos seus promotores, diretamente, e aos partidos políticos, indiretamente.
Ressalve-se, no entanto, que os indicadores utilizados por estas empresas atingiram uma tal sofisticação, até porque são também o suporte para decisões empresariais, que é possível combinar a eleição numa determinada circunscrição eleitoral com, por exemplo, o consumo de tomate, ou de ervilhas nessa mesma região.