Época das Lagartas
Não, não são as fãs do clube de Alvalade. Chegou a época das Processionárias, as lagartas dos pinheiros, que são classificadas como uma praga. Esta lagarta ganhou este nome pela sua deslocação, em fila, quando descem das árvores.
O Notícias da Gandaia já detetou vários conjuntos de lagartas junto aos pinheiros da Avenida Afonso de Albuquerque, pelo que é de crer que estejamos em plena época crítica da vida destes bichos e, naturalmente, naquela que mais afeta animais e pessoas.
Cuidado com elas!
Nesta altura do ano as processionárias estão na 5ª das suas fases, a última até ao enterramento e início de um novo ciclo. Esta é considerada a fase mais perigosa da praga, principalmente pelos danos que pode causar em pessoas e animais.
Cuidados especiais: Enquanto as lagartas descem, em “procissão”, para o solo, os seus pêlos urticantes encontram-se também pelos ramos e nos ninhos. Aconselha-se vivamente a proteção das mãos, pescoço, olhos, nariz e boca.
– Nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, impedir sempre que possível o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore.
– Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, consulte de imediato o posto médico mais próximo.