Era Primavera
Os campos floridos, naquele dia 24 de Maio de 1936, eram a imagem do nosso imenso e belo Alentejo. Era junto ao Monte dos meus avós maternos na eira, onde ainda havia um resto de almeara com a palha das debulhas do ano anterior. Era junto à aldeia de Santo Amaro no concelho de Sousel, que tantas vezes tenho evocado nas minhas crónicas, lugar das minhas raízes e de tantas recordações de infância. No dia em que foram obtidas estas imagens do passado ainda eu não era nascido. No meu baú das recordações lá fui encontrá-las e não resisti em dá-las a conhecer aos leitores dos meus escritos de outros tempos.
No campo florido e na escada encostada à velha almeara aparece a minha Mãe e as minhas tias e primas, três delas de visita ao Monte do Cimo da Aldeia. Em equilíbrio nos degraus da escada, desafiando a sua resistência, estão numa das fotos. Com os pés bem assentes no chão duro da eira, junto à escada, está a minha querida Mãe com os seus jovens 24 anos, ainda solteira.
Foi nesta eira que, por volta de 1948/49, se realizou o primeiro jogo de futebol que aconteceu na Aldeia. Eram jogadores os muito jovens das escolas primárias de Santo Amaro e de Veiros. Desse jogo já fiz uma crónica, que publiquei nesta minha coluna, neste Notícias de Arronches onde tenho contado parte das histórias da minha meninice e da minha juventude. Já lá vão 17 anos ininterruptos de publicação mensal.
Foi em Janeiro de 2003 que a aventura do Fernando e da Isaurinda começou e espero que ainda continue por muitos anos. Cá estaremos sempre disponíveis para colaborar, descobrindo fotos antigas de recantos deste nosso querido Alentejo. Que seja sempre Primavera nos nossos corações e nos dos nossos leitores.
António José Zuzarte, Costa da Caparica, 2 de Dezembro de 2019.