Festival Sementes continua em Almada
Este fim de semana no Festival Sementes há espetáculos em Almada para grande prazer dos joves espetadores. Como sempre, a não perder!
7 de Junho (sexta) – 21:30 – Lg. Gabriel Pedro (antigo lg. do Tribunal)
Teatro Regional da Serra de Montemuro (Castro Daire) – “Que raio de mundo”
(teatro – m/12)
Sinopse:
Um carvalho milenar é rei do largo de uma aldeia perdida no cimo de uma montanha até que um dia passa um estranho Peregrino e… tudo muda: dizem que a árvore esconde um tesouro inimaginável e que o mundo vai acabar não tarda nada…uma grande comédia e uma parábola para o Século XXI: o que aproveitar do passado? O que há que nos falta inventar? Que raio de mundo é este?
Ficha artística: Encenação Graeme Pulleyn; Interpretação Abel Duarte, Blandino Soares, Eduardo Correia, Joana Pupo, Paulo Duarte e Tanya Ruivo
8 de Junho (sábado) – 16:00 – Sala do Teatro Extremo
Marionetas da Feira (Santa Maria da Feira) – “r/e/t/a/l/h/o/s”
(marionetas – m/4)
Sinopse:
Podemos ver, entre outros actos, um fantoche que constrói outro e encontra nele a sua cara-metade, uma bailarina que dança com gestos de força e confronto. O final do espetáculo é marcado pelo ‘Fim do Caminho’, no qual a vida de um mendigo, na sua mais poética forma, um dia chega ao fim e este parte livre, como sempre foi.
Estes são alguns dos jogos poético-visuais que retratam um pouco de cada um
de nós e que podem identificar alguns momentos do nosso dia-a-dia, ou da nossa vida.
Ficha Artística: um original das ‘Marionetas da Feira’; Encenação Alberto Castelo, Telma Pedroso e Rui Sousa; Construção das Marionetas, Marionetista, Escultura e Pintura das Marionetas Rui Sousa
9 de Junho (domingo) – 16:00 – Fórum Municipal Romeu Correia
Elefante Elegante (Pontvedra, Galiza, Espanha) – “Nuncabunga”
(teatro – m/3)
Sinopse:
Nuncabunga é um espetáculo cómico e poético sem palavras dedicado ao público familiar e infantil a partir dos três anos.
A ação decorre num espaço que evoca a proximidade com o mar onde vive uma pessoa que num recanto qualquer construiu o seu lar. Num dia de tempestade aparece um estranho preso numas redes de pesca, como mais um pedaço de lixo, daqueles que o mar deita fora. Não tem casa nem comida mas está decidido a ficar naquele lugar. Serão eles capazes de chegar a um acordo?
Ficha artística: Autoria, direção, interpretação, espaço cénico e adereços María Torres e Gonçalo Guerreiro;
9 de Junho (domingo) – 17:00 – Pátio do Teatro Extremo
Marionetas da Feira (Santa Maria da Feira) – “O Barbeiro + Tourada à Portuguesa”
(robertos – p/todos)
Sinopse
Com os tradicionais Robertos, conhecemos 2 diferentes histórias: Em o “O Barbeiro”, D. Roberto, o herói popular, vai ao barbeiro no dia do seu casamento. Em reação ao montante a pagar, D. Roberto protesta resultando uma “pancadaria” sem fim, onde todos são vencidos pelo herói. O barbeiro, o polícia, o padre, a morte e até mesmo o diabo contracenam com o nosso herói em cenas de humor e de justiça popular; “Tourada à Portuguesa” é uma sucessão de cenas ligadas à tradição tauromáquica. O bandarilheiro, os forcados, o toureiro a cavalo e o tourinho, travam-se em cenas de pura comédia, onde o touro leva sempre a melhor.
Ficha Artística: Original popular português adaptado por Rui Sousa; Construção das Marionetas, Marionetista, Escultura e Pintura das Marionetas Rui Sousa
10 de Junho (segunda/feriado) – 16:00 – Sala do Teatro Extremo
Mundo do Espectáculo (Almada) – “Cais Vivo”
(teatro visual e marionetas – m/6)
Sinopse:
Cais Vivo é um lugar. Um lugar especial: é o cais da nossa terra. Na verdade, podia ser o cais de qualquer outra terra ou até de além-mar. Tal como noutros, também neste cais viveram e trabalharam pessoas, contaram-se histórias e imaginaram-se outras, houve gente que riu e que gente que chorou. Mas agora é um espaço abandonado, vazio, à espera…que nova vida pode ter o nosso cais? Afinal, quantas vidas existem na vida de um cais? Deixemos que os sonhos e a poesia nos indiquem o caminho…
Ficha Artística:
Criação Ana F. Gouveia, Ângela Ribeiro, Catarina Pé-Curto, Joana Sabala; Interpretação Ana F. Gouveia, Ângela Ribeiro; Sonoplastia Daniel Morgado; Operação técnica Catarina Pé-Curto