“FILM NOIR” – Últimas Exibições
O Ciclo “Film Noir” irá encerrar com a retoma da apresentação de dois filmes de Fritz Lang: o clássico “Dr. Mabuse”, na sexta-feira dia 14 pelas 21:30 (impreterivelmente, acrescenta o diretor do Auditório). No sábado 15, depois da participação na manifestação pelo regresso do Transpraia ao centro da cidade, não menos impreterivelmente pelas 21:30, “M – Matou”.
O primeiro filme, “Dr. Mabuse” é ainda hoje um filme de culto. Citando o catálogo deste nosso “Film Noir”, o filme foi banido 15 dias antes da estreia pelo recém empossado Adolf Hitler. Para compreender porque razão um filme de ficção sobre um criminoso brilhante poderia “pôr em causa a unidade em torno da liderança do fuhrer”, tal como Goebbels justificou para o proibir, não há nada como vir até ao Auditório e ver com os próprios olhos.
Quanto ao filme de sábado, “M – Matou”, conta a história de um sádico assassino de Berlim. Não se é um ciclo Film Noir sem merecimento, e para terminar, nada mais negro, profundo e avassalador do que um assassino de criancinhas.
Bem, excetuando os aumentos de impostos, a minutos de um jogo de futebol da seleção nacional, convenhamos.
“Film Noir” por Film Noir, venha ao nosso, pelo menos acaba mais depressa e pode sair dele quando quiser.
Consulte o catálogo e as fichas dos filmes exibidos neste Ciclo organizado primorosamente por Nuno Bernardo e José Xavier Ezequiel, clicando aqui.