Nadadores Salvadores
Uns dizem que há nadadores-salvadores a mais. Outros dizem que há falta. Além disto, o preço do curso que dá acesso a esta atividade multiplicou o custo.
Os concessionários das praias estão com dificuldades em contratar nadadores-salvadores, apesar de o comandante do Instituto de Socorros a Náufragos, Nuno Leitão, ter ontem garantido que “há 7400 nadadores-salvadores certificados, quando a necessidade é de 4100 salva-vidas para trabalhar em 1250 unidades”.
Na Costa da Caparica, para resolver a falta de nadadores-salvadores, os 11 concessionários da frente urbana estabeleceram um acordo com os Bombeiros Voluntários de Cacilhas, divulgou Acácio Bernardo, presidente da associação. Esta é uma solução que não abrange, contudo, as praias mais a sul da frente atlântica do concelho de Almada.
A Costa da Caparica é uma das zonas onde a carência de nadadores-salvadores é mais sentida, disse o presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, João Carreira. “Não formamos os nadadores-salvadores, não temos maneira de os garantir. A situação está gravíssima. A segurança está posta em causa”, alerta.