O que é o Raspberry Pi e porque todos devíamos ter 7
Começo por dizer que não é produto duma empresa, mas sim duma Fundação. Daquelas a sério que fazem coisas que melhoram o mundo.
http://www.raspberrypi.org/faqs
“O Raspberry Pi é um computador do tamanho dum cartão de crédito que se liga a uma TV (ou monitor com HDMI, se gostarem mesmo de viver no ante-ontem). É um PC perfeitamente capaz que pode ser utilizado para muito do que um desktop faz como processamento de texto, folhas de cálculo, browsing, jogos leves, etc…)
Também reproduz vídeo HD.
Colei o meu às costas da minha TV e fiquei instantaneamente com o que as marcas gostam de chamar uma “Smart TV”. Acesso à internet, software open-source de media center (o melhor do mundo) chamado XBMC. Não ligo a minha box da cabo há meses.
Consome 5v por micro USB (o standard de open-source). É o mesmo que dizer que consome 10% dum pc (ou mac) que se gaba de ser super económico e ecológico. Sim, podem ter 10 Raspberry Pis a consumir o mesmo que 1 pc de alta poupança de energia.
Tem 512mb de Ram, GPU e CPU capaz:
A placa mãe é uma BroadCom BCM2835 com um ARM 1176JZFS a 700Mhz. O GPU é capaz de debitar um bitrate de qualidade BluRay.
É, básicamente, a capacidade gráfica duma xbox 1 (mas com uma definição HD a 1080p)
E custa, com entrega e tudo o que de bom há no mundo, 33.52€.
Vou-vos dar um segundo para que a relação preço/qualidade assente…
Já está? 33€ com entrega. Computador. Video HD… É melhor dar-vos mais uns segundos…
Mas não, não corre windows. Mas corre coisas que funcionam. Como linux, android e mais que se estão a desenvolver. Tudo distribuído gratuitamente no website.