O Regresso do Transpraia?

Segundo uma notícia recente da SIC, o Transpraia foi adquirido por um investidor francês e pode regressar em breve. Aqui transcrevemos a notícia. Pode vê-la no original clicando AQUI.

Famoso Transpraia da Caparica foi comprado por um investidor francês e pode vir a retomar a ligação em breve

O comboio de praia da Costa da Caparica deixou de circular em 2020 mas o negócio foi comprado por um investidor francês e para o ano pode regressar a ligação entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha ainda faltam as autorizações oficiais.

É num armazém que estão preservadas as carruagens do icónico comboio da praia e as memórias dele. Há uma nova esperança no ar porque pode voltar a circular. Os trabalhos de recuperação já iniciaram mas retirar o Transpraia do local onde parou pela última vez requer algum trabalho.

O novo projeto é de Greg que vive em Portugal há sete anos e assistiu ao fim lento e até penoso do Transpraia. Resolveu comprá-lo e já gastou perto de um milhão de euros. O Transpraia andou durante 60 anos para a frente e para trás ao longo de nove quilómetros.

No percurso passava por todos os areais, da Fonte da Telha ao centro da vila da Costa da Caparica – quatro estações e 15 apeadeiros.

Fazia furor durante os meses de verão. Agora João e Nuno trabalham para recuperar o que foi em tempos.

A mudança surgiu em 2007 com as obras de requalificação da frente marítima da Caparica que obrigaram a afastar o terminal, um quilómetro do centro do município. Desde essa altura que a faturação caiu a pique. O comboio só parou de funcionar em 2020mas já poucos usavam este transporte.

Ângelo é filho de um dos funcionários fundadores do comboio. Lembra-se com carinho das histórias do Transpraia e lamenta o desinvestimento.

O novo dono quer retomar a atividade com foco na sustentabilidade no futuro. Quer investir na redução do número de veículos nas praias e até criar uma ligação com os restantes transportes.

O projeto já está em marcha. Falta o parecer das várias entidade, incluindo possíveis fundos da União Europeia, para cumprir com o objetivo de colocar em breve o Transpraia de volta aos carris.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest