Onde Está a Areia?
Acabaram as obras de reposição da areia nas praias da Costa da Caparica. Será que os caparicanos têm consciência do bem que tiveram?
Só para começar a reflexão e a discussão, aqui publicamos a foto do que era uma excelente praia da Costa Vicentina – Vale Figueira – e agora é um amontoado de rochas. Do enorme areal que se estendia quase até à Arrifana, apenas existe a embocadura da estrada, por sinal toda arranjada pela Câmara de ALjezur.
A verdade é que uma visita às praias de toda a costa portuguesa pode facilmente constatar a tragédia que o último inverno trouxe. Em muitas delas a areia desapareceu. Em todas diminuíu dramaticamente de quantidade.
Relativamente à Costa da Caparica, a ação concertada de todas as autoridades, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e da Agência Portuguesa do Ambiente e, consequentemente do Governo, para não falar nas iniciativas das diversas organizações de cidadania, como a Gandaia e outras associações, e também de indivíduos, tiveram como desfecho a obra que findou há poucos dias. Repôs-se areia e as praias voltaram a merecer esse nome.
Que é pouca a areia? Bem, comparada com a que se dispunha no tempo da minha infância, dos finais dos anos 50 e década de 60 do século passado, claro que é muito pouca. Comparado com as outras praias da nossa costa, bem, há que agradecer a todas as instituições os esforços realizados para que as coisas não tenham ficado tão mal como estavam há apenas dois meses atrás.