Os Prémios Ig Nobel 2014
Os prémios Ig Nobel constituem um contraponto humorístico aos Prémios Nobel, os quais acabamos de conhecer.
Porém, são mais do que isso, são até mais importantes do que a capacidade da ciência se rir de si própria – o que é muitíssimo importante. Os Prémios Ig Nobel recordam as inúmeros e intermináveis vicissitudes do caminho necessário para o conhecimento e a falibilidade intrínseca do que se apura como verdadeiro.
Além disso, têm a nobreza de revelar inúmeras investigações cuja base é, por si só, humorística, e que são igualmente reveladoras da abertura e abrangência que os cientistas cultivam – os que cultivam.
Mas vejamos quais foram os Prémios Ig Nobel de 2014:
PRÉMIO de FÍSICA [Japão]: Kiyoshi Mabuchi, Kensei Tanaka, Daichi Uchijima e Rina Sakai, por medir a quantidade de atrito entre um sapato e uma casca de banana, e entre uma casca de banana e o chão, quando uma pessoa escorrega numa casca de banana que está no chão.
PRÉMIO de NEUROCIÊNCIA [China, Canadá]: Jiangang Liu, Jun Li, Lu Feng, Ling Li, Jie Tian, e Kang Lee, por tentar entender o que acontece no cérebro de pessoas que vêem o rosto de Jesus em um pedaço de torrada.
PRÉMIO de PSICOLOGIA [Austrália, Reino Unido, EUA]: Peter K. Jonason, Amy Jones, e Minna Lyons, por acumular evidência de que pessoas que habitualmente ficam acordados durante a noite e se levantam tarde são, em média, mais auto-admiradores, mais manipuladores, e mais psicopatas do que as pessoas que habitualmente acordam no início da manhã.
PRÉMIO de SAÚDE PÚBLICA [REPÚBLICA CHECA, Japão, EUA, INDIA]: Jaroslav Flegr, Jan Havlicek e Jitka Hanusova–Lindova, e David Hanauer, Naren Ramakrishnan, Lisa Seyfried, por investigar se é mentalmente perigoso para um ser humano possuir um gato.
PRÉMIO de BIOLOGIA [REPÚBLICA CHECA, ALEMANHA, Zâmbia]: Vlastimil Hart, Petra Nováková, Erich Pascal Malkemper, Sabine Begall, Vladimír Hanzal, Miloš Ježek, Tomáš kusta, Veronika Němcová, Jana Adámková, Katerina Benediktová, Jaroslav Červený e Hynek Burda por documentar cuidadosamente que quando os cães defecam e urinam, eles preferem alinhar o eixo do seu corpo com linhas do campo geomagnético norte-sul da Terra.
PRÉMIO de ARTE [Itália]: Marina de Tommaso, Michele Sardaro, e Paolo Livrea, por medir a dor que as pessoas sofrem enquanto olham para uma pintura feia, ao invés de uma pintura bonita, enquanto são alvejados [na mão] por um poderoso raio laser.
PRÉMIO de ECONOMIA [Itália]: ISTAT – Instituto Nacional de Estatística do governo italiano, por orgulhosamente assumir a liderança no cumprimento do mandato da União Europeia para cada país, para aumentar a dimensão oficial da sua economia nacional, incluindo as receitas de prostituição, venda de drogas ilegais, contrabando , e todas as outras transações financeiras ilícitas.
PRÉMIO de MEDICINA [EUA, INDIA]: Ian Humphreys, Sonal Saraiya, Walter Belenky e James Dworkin, pelo tratamento de hemorragias nasais “incontroláveis”, utilizando o método de obstrução nasal com tiras de carne de porco curada.
PRÉMIO de CIÊNCIA ÁRCTICA [Noruega, Alemanha, EUA, Canadá]: Eigil Reimers e Sindre Eftestøl, por testar como as renas reagem ao ver seres humanos que estão disfarçados de ursos polares.
PRÉMIO de NUTRIÇÃO [Espanha]: Raquel Rubio, Anna Jofré, Belén Martín, Teresa Aymerich, and Margarita Garriga, pela caracterização de bactérias láticas isoladas de fezes de bebés como potenciais culturas probióticas para iniciantes para culturas de de enchidos fermentados.
Podem ver os Prémios Ig Nobel de anos anteriores clicando aqui (em inglês)…