Portagem Mais Cara
E pronto, é oficial! A ponte 25 de Abril, que faz a ligação da cidade de Lisboa à cidade de Almada, tem a portagem mais cara do país, atingindo os 15,2 cêntimos por quilómetro.
Os dados são revelados pelo relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e remetem para 2019. O montante por quilómetro na portagem da ponte 25 de Abril é mais do dobro do valor médio na rede nacional de autoestradas, que é de 7,2 cêntimos (considerando a extensão total) ou 8,6 cêntimos (tendo em conta a extensão portajada).
Esta taxa cobrada aos moradores da margem sul do Tejo, reforça desta maneira a sua flagrante injustiça, constituindo um entrave ao seu crescimento e uma clara discriminação à margem direita, que politicamente tem sido de esquerda, quemuitos consideram como razão para esta opção.
No entanto, a verdade é que este conceito de uma capital que se divide artificialmente em dois distritos e duas portagens tem sido uma barreira a uma visão integrada da Área Metropolitana de Lisboa.
Entre 2017 e 2019, o aumento das receitas subiu 12%, tendência que foi travada pela pandemia. Segundo o regulador, no primeiro semestre de 2020 as receitas das portagens diminuíram 26,3%, o que resulta em menos 147,8 milhões de euros.
Decerto a pandemia e as decorrentes restrições à mobilçidade não estarão alheias a esta diminuição.