R. Pescadores Remendada
Na manhã de sexta dia 11 de julho um funcionário da Junta de Freguesia da Costa da Caparica andava a remendar os inúmeros buracos da Rua dos Pescadores. Os transeuntes, em grande número, que procuravam a praia ou que desciam a rua nos seus afazeres, pisavam inadvertidamente os remendos. O funcionário rabujava, os peões queixavam-se…
A Rua precisava de ser remendada, é verdade, apesar do Notícias da Gandaia saber que a Câmara de Almada aprovou já obras de repavimentação total a ocorrer ainda este ano. Trata-se, portanto, de obras que se destinam a manter a Rua dos Pescadores mais apresentável este verão.
Primeira reflexão: uma vez que já foram orçamentadas as obras de fundo, não teria sido melhor fazê-las antes do verão? Não só se poupava esta empreitada de remendos como se apresentava já uma nova Rua dos Pescadores aos visitantes de 2014.
Segunda reflexão: caso não tenha sido possível chegar às obras de fundo em menos de seis meses, pelo menos esta empreitada de remendos decerto teria sido possível fazer ANTES da época alta de turismo.
Terceira reflexão: Para quem critica – e com razão – a lentidão do processo de reposição da areia nas praias, que envolveu um concurso internacional, e só se iniciou agora, fica muito (mas mesmo muito) mal não ser capaz de fazer no mesmo espaço de tempo uma obra que há anos sabe que tem de ser feita e que envolve muito menos meios. Pior, nem consegue colocar um funcionário a remendar buracos com uma pá de cimento, empreitada que durou menos de um dia de trabalho.