Samuel Úria: Inspiração ao Vivo
É a primeira actuação de Samuel Úria no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, está marcada para dia 2 de Março, e promete uma noite de música por um compositor e intérprete conhecido pela qualidade da sua escrita de canções.
Já lá vai o tempo em que para o encontrar era preciso procurar no interior de bandas, quase todas de existência breve e sem história para contar. Até ao dia em que o músico de Tondela resolveu fazer o seu caminho a solo e meteu mãos ao trabalho de compor apenas para si. Assim nasceram, primeiro o EP Em Bruto, e, pouco depois, o álbum Nem lhe Tocava, que, chamando a atenção da crítica, além das suas qualidades musicais, viu realçada a qualidade das letras das suas canções. Canções que depois se ouviram em vozes como a de Ana Moura e António Zambujo e Clã ou Kátia Guerreiro, assim afirmando o compositor como um dos mais requisitados letristas nacionais.
No espectáculo anunciado para o Teatro Municipal Joaquim Benite, o reportório alinhado será decerto baseado no seu último álbum, Carga de Ombro, mas também não faltarão temas de Grande Medo do Pequeno Mundo, ou de A Descondecoração, assim como garantida é a presença de , a canção com que Samuel Úria venceu, em 2014, o Prémio Autores para Melhor Canção, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.