Uma Viagem Maravilhosa
Já escrevi sobre esta viagem maravilhosa, sobre este projecto tauromáquico do saudoso Manuel dos Santos, empresário depois da sua brilhante carreira de matador e toiros. Deixou saudades que sempre acompanharam aqueles que o conheceram e com ele privaram.
Esta viagem foi o meu baptismo de voo e levou-me até à longínqua Indonésia e à sua capital Jacarta. Ia integrado numa comitiva de gente dos toiros: cavaleiro, matadores, bandarilheiros e forcados, que íamos, pela primeira vez, mostrar aos indonésios a “fiesta” que eles desconheciam. Tudo se passou em Abril e Maio de 1969. Ainda por cá andamos alguns dos que nela participámos, que se recordarão dos momentos inolvidáveis que vivemos longe deste nosso Portugal. Como já vos falei, há alguns tempos atrás, sobre esta aventura, não me vou repetir. Deixo-vos com esta foto que fui encontrar e que penso nunca ter sido publicada.
Após a chegada a Jacarta e à recepção calorosa, que nos esperava no aeroporto, fomos integrados num cortejo que percorreu as ruas e avenidas da grande cidade. Sobre o jeep ornamentado, que nos transportava, ia eu e o meu amigo João Cortes, acompanhados de duas meninas, vestidas com fatos andaluzes, que seguravam as sombrinhas para nos protegerem do sol e do calor abrasador que se sentia nessa tarde. O João Cortes não largando a nossa guitarra portuguesa que ele levou para estas paragens tão longínquas, para acompanhar alguns momentos de fado, que aconteceram, para matar saudades deste país onde nascemos.
Como já passou tanto tempo e como é bom recordarmos nesta foto o inicio de três semanas maravilhosas, onde participámos em cinco corridas de toiros, num local onde fomos os pioneiros, e os únicos, que até hoje, por aí passaram. Nunca mais houve espectáculos taurinos neste país tão distante. Partimos com saudades e estou certo que também deixámos muitos com saudades nossas, e deste jogo de homens e toiros, que viram pela primeira vez nas suas Vidas.
António José Zuzarte, Costa da Caparica, 11 de Junho de 2019.