V Caparica Jazz
No próximo sábado, dia 6 de novembro, pelas 21:00 horas, no Auditório Costa da Caparica, a Associação Gandaia apresenta o V Caparica Jazz, com um cartaz original e invulgar: um quinteto liderado por um vibrafonista e um quarteto de um exímio tocador de harmónica.
O famoso vibrafonista Paulo Santo nasceu a 1985, em Leiria. Aos 12 anos começa a tocar bateria. Em 2000 inscreve-se no Conservatório de Leiria em percussão. Durante os próximos cinco anos vem a frequentar uma classe de improvisação. Mais tarde depois de um Atelier de Jazz com Carlos Barreto, e um curso do Hot Club Portugal em protocolo com conservatório de Leiria, decidiu dedicar-se exclusivamente ao vibrafone. Desde então já teve oportunidade aprender com imensos músicos como Afonso Pais, André Fernandes, Bruno Santos, Demian Cabaud, Filipe Melo, Jeffery Davis, João Moreira, Mulgrew Miller, Nelson Cascais, Pedro Moreira, Stefon Haris, Steve Nelson, Vasco Mendonça. Licenciado em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, actualmente leciona na Escola de Jazz Luís Vilas Boas Hot Club Portugal e no projecto Orquestra Geração.
Por seu turno, Gonçalo Sousa é um músico versátil e compositor, tendo participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena do jazz em Portugal, assim como em álbuns que abrangeram jazz, fado, pop ou worldmusic. Inicia os seus estudos musicais em 1997 no Centro Musical de Cascais, estudando guitarra clássica e formação musical. Em 2002 frequenta paralelamente, o curso de jazz da Escola de Jazz Luís Villas-Boas estudando guitarra e piano jazz, e o curso de guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado.
Em 2003 iniciou o estudo da harmónica cromática, tendo a oportunidade de tocar e ter aulas com três dos expoentes da harmónica cromática mundial – Antonio Serrano, Gregoire Maret e José Staneck. Terminou a licenciatura em Música – Variante Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa com média de 16,3 (como harmonicista mas na classe de trompete, uma vez que não existe professor de harmónica). Participou em variados workshops de músicos como Perico Sambeat, Bernardo Sassetti ou David Binney.
Neste momento, lidera Gonçalo Sousa Quinteto – “Nova Construção” (gravou o primeiro disco como líder este ano, música toda original) e o Gonçalo Sousa Quarteto – “Um Sorriso para o Toots” (tributo a Toots Thielemans), co-lidera os projectos “Pela Rua Fora”, “Gondwana”, e faz parte do quinteto de jazz de Nanã Sousa Dias, do quinteto de jazz de Maria Anadon, do sexteto de jazz de Javier Alcântara, do quarteto de latin jazz Tambou de Sebastien Scheriff e do trio de Yami Aloelela.
Um excelente programa de jazz para sábado 6 de novembro com início às 21:00 horas.
O Auditório Costa da Caparica situa-se no 1º andar do Centro Comercial O Pescador, na Praça da Liberdade 17-A, em frente ao Mercado.