Xutos em Abril
Os veteranos do rock, Xutos & Pontapés, e uma das grandes revelações do fado, Gisela João, apesar das suas diferentes abordagens à música popular, vão estar no mesmo palco durante as celebrações do 25 de Abril em Almada.
A noite de 24 de Abril começa, na Praça da Liberdade, pelas 10 da noite, com Gisela João a subir ao palco com a sua banda e as canções do seu reportório, sendo provável que o alinhamento do espectáculo seja dominado pelos temas gravados em Nua, segundo álbum da cantora.
Com Gisela João há-de chegar também a meia-noite e a esta hora, neste dia, na capital do concelho, já se sabe: é a vez de fogo de artifício. Para, logo depois das luzes no céu, as atenções se virarem de novo para o palco e assistir ao primeiro concerto dos Xutos & Pontapés em Almada sem o guitarrista Zé Pedro, recentemente falecido, mas com a garantia da mesma energia que dá voz a tantos clássicos da música portuguesa.
E se este é o ponto alto das comemorações do 25 de Abril, é bom saber que estas começam a partir das quatro da tarde de dia 24, com a inauguração de uma mostra comemorativa do 25 de Abril de 1974 pelos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, na Oficina de Cultura, a que se seguirá o espectáculo MS Rebels Dançam a Liberdade 44 anos Depois.
A encerrar as festividades, dia 25, a partir das 21h30, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça acolhe Canções Possíveis, Poemas Heróicos – As Notas e Palavras de Dois “Lunáticos”, espectáculo de entrada livre sobre a obra do compositor Fernando Lopes-Graça e do escritor José Saramago, com direcção musical de Nuno Tavares e composição de André M. Santos.