Res Pública 18 de Abril

By  | 14 de Abril de 2017 | 0 Comments | Filed under: Notícias

No próximo dia 18,  terça feira, pelas 21:00 horas, no Auditório Costa da Caparica, terá lugar a sessão do Res Pública de Abril, integrada já nas comemorações do 25 de abril, tertá como tema central de debate o filme de João Canijo “Fantasia Lusitana”.

Este trabalho, construído em torno dos documentários de propaganda do Estado Novo que antecediam a exibição de filmes, apresenta a imagem com que o regime queria que o país fosse representado, tendo também alguns comentários de estrangeiros que, visitando Portugal, dão voz à estranheza deste anacronismo da imagem propagandística e a imagem de um país real num contexto de uma Europa em guerra.

Para nós, ainda mais esclarecedor, é a compreensão do sucesso da máquina de propaganda do regime, que conseguiu iludir muitos portugueses (alguns talvez até ao presente) dando-lhes a noção de que tudo corria bem, todos viviam bem e que “um povo feliz não tem história”.

Participe.

O Auditório Costa da Caparica situa-se no 1º andar do Centro Comercial O Pescador, na Praça da Liberdade, 17-A, mesmo em frente ao mercado municipal.

Print Friendly

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

AGENDA

Loading...

GANDAIA NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL só tem que introduzir aqui o seu endereço eletrónico...