Teatro na Gandaia

By  | 2 Novembro, 2017 | 0 Comments | Filed under: Notícias

Integrado na 21ª Mostra de Teatro de Almada, organizada pela Câmara Municipal de Almada, o “Teatro na Gandaia” estreia a sua mais recente produção, “Rei Ubu” nos próximos dias 2 e 3 de novembro, pelas 21:30 no Teatro-Estúdio António Assunção.

Esta sala situa-se na Rua Conde Ferreira, n.º 5 e 7, 2804-521 Almada, com as Coordenadas GPS: 38° 40′ 53.987″ N     9° 9′ 40.043″ W

Rei Ubu, texto original da autoria de Alfred Jarry, escrito em 1896, constitui um marco na História do Teatro. O texto de Jarry é também associado ao surgimento de algumas das mais radicais vanguardas artísticas do início do século XX, nomeadamente do Dadaísmo e do Surrealismo. É ainda considerado o momento fundador do Teatro do Absurdo se bem que esta designação e conceito sejam sintetizados apenas sessenta anos depois, o que mostra bem o pioneirismo e a importância de Rei Ubu no contexto da cultura europeia. Rei Ubu é uma personagem excessiva. Maldoso, mentiroso, ambicioso, tirano, gordo, covarde, imbecil, agressivo, malcriado, Ubu possui todas as qualidades necessárias ao exercício despótico do poder que obtém após chacinar Ladislau, o rei da Polónia. O carácter desbragado do texto e a absurdidade das situações que se vão sucedendo em catadupa fazem de Rei Ubu um objeto teatral versátil e perfeitamente atualizável.

Pós-verdade foi escolhida, pelo Dicionário Oxford, como palavra do ano de 2016. Os factos passam a ser menos decisivos do que as opiniões, a manipulação da informação é aceite por largas faixas da população, preferimos o apelo à emoção e às nossas crenças pessoais. Vivemos no mundo de Ubu.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Autor: Alfred Jarry
Adaptação: Rui Silvares
Encenação: Ana Nave
Figurinos: Rafaela Mapril
Conceção Gráfica: André Clemente
Música: João Rodrigues
Desenho de Luz: Zé Rui
Atores: António Olaio, Carlos Dias Antunes, Elsa Viegas, Jorge Esteves, José Balbino, Josefina Correia, Margarida Leal, Patrícia Conde, Pedro Gamboa, Ricardo Cardo, Tânia Ponte

SOBRE O GRUPO
O Teatro na Gandaia é um grupo de “amadores”, constituído por cerca de 30 pessoas que surgiu em novembro de 2012, como resultado da conjugação de dois fatores fundamentais: a inexistência na cidade da Costa da Caparica de uma “companhia de teatro”, ainda que de amadores e o aparecimento da Associação Cultural Gandaia que recuperou, gere e programa o Auditório Costa da Caparica desde o 1º trimestre de 2012. A principal opção do Teatro na Gandaia é a de convidar para cada produção encenadores, de reconhecido mérito profissional e artístico, para desenvolverem e criarem de raiz projetos teatrais originais e inovadores.

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


AGENDA

Loading...

Pin It on Pinterest