Polémica no Surf

By  | 17 Setembro, 2018 | 0 Comments | Filed under: OPINIÃO, Ricardo Salomão

Desde a semana passada que temos recebido diversos testemunhos sobre um incidente ocorrido na passada quinta feira, dia 13 de setembro, na praia de S. João, entre surfistas, Nadadores-Salvadores e a Polícia Marítima.

A versão dos surfistas pode ser vista em detalhe no sítio Surf Total (clique aqui).

A questão não é nova. Trata-se da disputa de espaço nas praias por banhistas, surfistas e, é preciso não esquecer, pescadores também. Depois, os poderes, nomeadamente dos concessionários, patrões dos Nadadores-Salvadores e a Polícia Marítima.

Nada de novo nas nossas praias.

Os surfistas queixam-se da falta de bom senso dos Nadadores-Salvadores, da gestão de poder da Polícia que só se terá refletido nos mais frágeis, crianças e adolescentes. naturalmente, outros queixam-se dos surfistas não respeitarem a zona de banho e considerarem que o surf é que manda. Se o pico das ondas se desloca, têm o direito de o seguir, ignorando as banhistas.

Os surfistas apresentam argumentos poderosos e verdadeiros: têm tido um grande papel no salvamento de banhistas em apuros, são um dos fatores de desenvolvimento da economia em diversos pontos do litoral português, tendo sido tema local de atração turística. esquecem, no entanto, que os banhistas representam uma força económica muitíssimo maior. para não falar na pesca.

Ora, nada invalida uma e outra perspetiva. Nada impede que a praia seja partilhada e possa ser usada por todos. É preciso que todas estas partes sejam sensibilizadas para esta partilha.

A quem pertence esta tarefa?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


CALENDÁRIO DO

AGENDA

Loading...

Subscreva aqui o Boletim do Notícias da Gandaia

Receba semanalmente no seu email um resumo das novas notícias publicadas no nosso jornal. Basta inserir o seu

Pin It on Pinterest