Cristina L. Duarte

By  | 22 Novembro, 2018 | 0 Comments | Filed under: Notícias

Cristina L. Duarte será a autora convidada da próxima sessão do LAL (Livros, Autores e Leitores) no próximo dia 28 de novembro, quarta feira, pelas 21:30 H no Gandaia Clube, na Rua Vitorino José da Silva, 18.

A obra desta autora que será mais focada nesta sessão é “Moda e Feminismos em Portugal – O género como espartilho”.

Diz-me o que vestes, dir-te-ei quem és. A moda como fenómeno social e laboratório dos géneros «Este trabalho tem como objectivo analisar sociologicamente o fenómeno da moda: identificar os valores associados ao vestuário, as representações de si e a socialização, bem como a ruptura e/ou continuidade, expressas pelos modos e maneiras de vestir, e o poder inerentes a certos itens de roupa, que podem significar também opressão, constrangimento ou insegurança. Ao falarmos sobre mulheres, roupa e sociedade, lançamos um novo debate sobre feminismos, e identificamos o poder dado pelo vestir ao longo de momentos-chave da mudança social e política do século XX. Na nossa abordagem, a sociedade portuguesa surge retratada pela voz de 23 mulheres, participantes em três momentos principais: durante o Estado Novo, 25 de Abril e após 1974.» Da Introdução

«Utilizar a simbologia do termo espartilho para analisar a relação entre moda e género não só prima pela originalidade como traz em si potencialidades inerentes à temporalidade. Estes dois vectores estão presentes ao longo da obra conferindo-lhe uma actualidade que compagina alterações e permanências, dando assim sentido à vida humana, no caso em apreço, congregando género e moda numa mesma perspectiva compreensiva.» Zília Osório de Castro Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas «De carácter interdisciplinar, o recorte sociológico deste livro traz dimensões de outros campos do conhecimento como os estudos de género e feministas e os estudos de moda com diálogos com a psicologia, antropologia, arte, política e economia.»
Luciene Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil

Cristina L. Duarte (Lisboa, 1961) é licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, a autora tem dedicado uma atenção profunda e persistente aos acontecimentos relacionados com a moda em Portugal. Começou por leccionar entre 1987 e 1989 as disciplinas de Sociologia da Moda e Traje Regional Português, desenvolvendo uma intensa actividade como jornalista e produtora de moda em publicações como BlitzO IndependenteExpressoVisãoLerPúblicoAtlantisElleVogue – e noutros títulos já extintos, como os semanários Se7eFace, ou a revista Ícon. Os seus livros publicados anteriormente, Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada (Lisboa, Temas e Debates, 2002) e 15 Histórias de Hábitos – Criadores de Moda em Portugal (Lisboa, Quimera, 2003), são um reflexo da sua observação sobre o fenómeno da moda de autor.
Assinou crónicas radiofónicas e trabalhou como estilista de imagem – para o magazine cultural Pop-Off (RTP 2) em 1992/93 – mas sobretudo, como guionista, tendo sido responsável pela edição de textos para várias emissões televisivas. Entre 1998 e 2000 foi responsável pela comunicação do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e, posteriormente, desenvolveu outros projectos na área da divulgação institucional. Em 2001, co-fundou com Jorge P. Pires a empresa A Ventura Humana – Comunicação, Audiovisual e Multimedia, vocacionada para a concepção, produção e edição de conteúdos multimédia e audiovisuais de matriz cultural.

 

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


CALENDÁRIO DO

AGENDA

Loading...

Subscreva aqui o Boletim do Notícias da Gandaia

Receba semanalmente no seu email um resumo das novas notícias publicadas no nosso jornal. Basta inserir o seu

Pin It on Pinterest