A Utopia

By  | 27 Fevereiro, 2019 | 1 Comment | Filed under: OPINIÃO, Reinaldo Ribeiro

Utopia, palavra tão desdenhada, desprezada e desres­pei­tada por todos os que querem perpetuar os privi­légios que possuem e que, na sua estreiteza de espírito, a associam à loucura. Eles não sabem, nem querem saber, movidos como são pela ambição material, que Utopia, na sua humildade, apenas significa sonho.

Para aqueles que, mais preocupados com os valores espiri­tuais, ainda têm a capacidade de sonhar e de acreditar num mundo melhor, esta palavra além de sonho significa, esperança, desejo, fraternidade e, num plano superior, paz.

Dizem-nos, e querem-nos fazer crer, que a utopia é o coroar do irrealizável. Dizem-nos isso, os que não se permitem ao rela­xamento (de uma quimera ou de um devaneio). Para eles, a vida é terrena, real, como afir­mam, não obstante serem devotos de religiões que têm como dogma, uma outra vida na eternidade. Mas a Utopia é a capacidade do realizável, só que num outro tempo, num tempo que ainda é o do sonho.

Sabendo que no princípio da humanidade, os homens apenas se serviam de uns resquícios da sua capacidade cerebral e que, actualmente, o homem moderno, dela utiliza somente uma ínfi­ma parte, pergunto como será o homem quando tiver capacidade de utilizar o seu cérebro na totalidade, e em que época isso ocorrerá? Não tenho respostas para estas indagações mas penso que, forçosa­mente, o homem tenderá a desligar-se cada vez mais da matéria e a tornar-se num ser espiritual, aquilo a que pode­ríamos chamar de semi-deus.

Esse ser, finalmente pensante, percorrerá um caminho a que alguns filósofos – chamemos-lhes profetas ou génios – já arrisca­ram definir e chamar Anarquia. Essa sociedade utópica de ho­mens iguais e livres, tenderá realmente a existir e, quando acon­tecer, o que chamamos hoje de Utopia, deixará naturalmente de o ser.

 

Reinaldo Ribeiro

19/08/2006

One Response to A Utopia

  1. Antonio José Zuzarte 1 Março, 2019 at 17:59

    Gosto muito da tua crónica. A utopia procuro-a todos os dias nos meus sonhos acordado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

  1. 29MarTeatro - " Contado Ninguém Acredita"
  2. 30MarTeatro Infantil
  3. 24AprAbril Cantado
  4. 04MayTeatro - Ménage\, Vais Dizer Que Não Gostas?
  5. 05MayTeatro - Ménage\, Vais Dizer Que Não Gostas?
  6. 10MayTeatro - "Filha da Mãe"
  7. 11MayConcerto - Melodias d'Alma
  8. 12MayTeatro Infantil - Protagoniza Magia
  9. 19MayLançamento do livro de Ana Rodrigues
  10. 01JunMusical - Sonhos\, Um Clássico Inventado
  11. 02JunMusical - Sonhos\, Um Clássico Inventado
  12. 15NovTeatro - "Volta a Portugal em Revista"

GANDAIA CLUBE

  1. 04AprTeatro da Gandaia - 1a. Reunião do elenco
  2. 23AprJairo Mozart - A Literatura de Cordel

NOTÍCIAS NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL Introduza aqui o seu endereço eletrónico...