Plástico à Vista

By  | 11 de Abril, 2019 | 0 Comments | Filed under: Notícias

O Plástico à Vista é um projeto que sensibiliza para o problema do plástico como lixo marinho e que está a dar vida à PAVan, uma mini-estação itinerante de transformação de resíduos plásticos.

Foi com o sonho de contribuir para um mundo mais sustentável e positivo que surgiu o Projeto Plástico à Vista [PAV], uma iniciativa que pretende sensibilizar e partilhar soluções, para o problema do lixo marinho. Com o foco nesta vontade, os membros do projeto estão atualmente a construir uma mini-estação itinerante de transformação de resíduos de plástico (PAVan), que vai ser disponibilizada para um conjunto de ações lúdico-educativas, a ocorrer na zona costeira da Margem Sul (Costa da Caparica e Trafaria).

O projeto coordenado pela Ensaios e Diálogos Associação [EDA], é inspirado pelo projeto holandês Precious Plástic, e pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Através das atividades planeadas, irá sensibilizar a comunidade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o objetivo 12 – Produção e Consumo Sustentável, com foco na mudança de comportamento sobre o consumo do plástico.

A mini-estação para a transformação de resíduos de plástico, desenvolvida pelos arquitetos Patrick Hubmann (Áustria) e Mariella Gentile (Itália), está a ser feita em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa e o FabLab Benfica. Foi pensada como estrutura modelar, com componentes amovíveis, de maneira a tornar a infraestrutura mais adequada aos objetivos de cada atividade. O trabalho de criação da mini-estação começou em fevereiro, com um workshop de construção realizado no antigo Presídio da Trafaria, oficina de trabalho da EDA – espaço cedido pela Câmara Municipal de Almada, e contou com a participação de uma equipa composta por arquitetos, produtores culturais, engenheiros, cenógrafos, carpinteiros, estudantes e voluntários. A mini-estação itinerante de transformação será constituída pela carrinha para transporte, a estrutura onde vão ocorrer as atividades, mesas, cadeiras, espaços para arrumação, equipamentos audiovisuais e as máquinas do Precious Plástic, onde os resíduos de plástico serão transformados em novos objetos.

O projeto, idealizado pela produtora cultural Dolores Papa, foi vencedor do concurso No Planet B, realizado em 6 países em simultâneo. A iniciativa vai estar em curso durante o ano de 2019. Estão previstas sessões de apresentação, palestras, exposição, mostra de filmes, oficinas com o uso das máquinas Precious Plastic e comunicações sobre o problema das alterações climáticas. O programa de atividades foi criado com o apoio da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, o Dept. do Ambiente da FCT/Nova e da Câmara Municipal de Almada.

A EDA – Ensaios e Diálogos Associação é uma associação criada em 2013 que atua como PÓLO CATALISADOR DE IDEIAS e incubadora de PROJETOS COLETIVOS. Promove construções coletivas, transformação de espaços desativados, instalações artísticas, centros culturais temporários, laboratórios experimentais, bibliotecas e cinema itinerante, sempre com foco na intervenção urbana para o desenvolvimento local.

O Projeto Plástico à Vista é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões I.P no âmbito do projeto No Planet B – AMI.

 

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

AUDITÓRIO COSTA DA CAPARICA

  1. 16JunLançamento do livro de Ana Rodrigues
  2. 28JunConcerto Mário Gramaço
  3. 14SepV Encontro de Narração Oral de Almada
  4. 15SepV Encontro de Narração Oral de Almada
  5. 05OctJoão da Ilha
  6. 25OctFilipe Salgueiro
  7. 26OctFilipe Salgueiro
  8. 27OctFilipe Salgueiro
  9. 15NovTeatro - "Volta a Portugal em Revista"
  10. 29NovFilipe Salgueiro
  11. 30NovFilipe Salgueiro
  12. 01DecFilipe Salgueiro
  13. 14DecConcerto Magano

GANDAIA CLUBE

  1. 13JulApresentação do livro de poesia "Pacto" da autoria de Miguel Almeid
  2. 28SepLançamento do livro "Memórias de uma Menina que se tornou Mulher" d

NOTÍCIAS NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL Introduza aqui o seu endereço eletrónico...

Pin It on Pinterest