Reunião da Associação da Arte-Xávega na Costa da Caparica
A Gandaia está a organizar uma reunião com a APX (Associação Portuguesa de Xávega, APX-leia-se: Há Pexe) na Costa da Caparica. Este encontro de pescadores terá lugar no Grupo de Amigos da Costa da Caparica, no próximo dia 20 de fevereiro, pelas 15:30 horas.
Na verdade, parece agora claro que existe uma clara ameaça à sobrevivência da Arte-Xávega que se concretiza quer a nível nacional, quer a nível europeu. Essa ameaça está evidente, quer na comissão que o governo português nomeou para debater este tema, conjuntamente com o resto da Pesca Artesanal, quer o trabalho feito pelos Deputados do PCP no Parlamento Europeu e que apresentaram aqui na Costa, tal como anteriormente noticiámos. (Veja o artigo aqui).
Na nossa opinião, a defesa da Arte-Xávega passa pela sua caracterização também como um fenómeno cultural e histórico, além da sua realidade imediata de pesca propriamente dita, pela sua promoção e divulgação junto do público e dos especialistas dos vários domínios do saber que a Arte-Xávega tem servido como objeto de estudo com o passar dos séculos.
Na perspetiva da Gandaia parece claro que estamos perante a necessidade imperiosa de congregar esforços, não apenas no domínio das pescas, com sindicatos e associações setoriais, mas no estabelecimento de uma frente muito mais alargada, capaz de evidenciar a riqueza desta realidade social secular, uma comunidade determinante para muitos concelhos do litoral português, uma realidade social muito mais alargada do que um setor profissional. Uma realidade social capaz de fundar cidades, como a nossa.
Estamos, assim, a viver um momento histórico, em que os pescadores da Arte-Xávega se estão a unir na defesa dos seus interesses específicos, ultrapassando as velhas querelas regionais e bairristas, de forma a defenderem os seus interesses, ao lado de outras entidades, no duro debate que se desenrola, quer na Assembleia da República, quer no Parlamento Europeu. Mais, as comunidades de pescadores estão também a unir esforços com as autarquias, os Centros de Estudo, as Universidades, as Associações Culturais e todos os que podem contribuir para demonstrar ao público e aos decisores políticos que a Arte-Xávega é, na verdade, um tesouro bem guardado da cultura portuguesa e da humanidade, que soube atravessar os séculos e manter-se até aos nossos dias.
Assim, a par da fundação desta Associação, está também a ser criada uma Plataforma que una as diversas entidades de localidades costeiras marcadas por este tipo de faina, desenvolvendo o árduo e longo trabalho de criação de uma Candidatura da Arte-Xávega a Património Imaterial da Humanidade (UNESCO).
A Gandaia não podia ficar indiferente a esta iniciativa pois desde a sua fundação (e até antes) defende o valor histórico e cultural da Arte-Xávega, assim como o seu papel determinante na Costa da Caparica. A defesa e promoção da Arte-Xávega não é só importante para a economia da pesca – o que não é pouco – mas terá um papel fundamental noutros setores económicos, nomeadamente do turismo.
Mira tem sido o epicentro destas iniciativas e merece o nosso louvor e, sobretudo, o nosso apoio. A Câmara de Mira tem estado na vanguarda destas iniciativas e está a liderar o processo. O seu vice-Presidente, Dr. Miguel Grego, também estará presente na reunião na Costa da Caparica.
A Gandaia considera crucial a participação da Costa da Caparica neste processo. Desde sempre que a importância da Arte-Xávega na Costa tem sido ignorada ou diminuida principalmente por visões regionais que tentam promover uns com o esquecimento dos outros, enfraquecendo desde logo qualquer iniciativa. Só com a união desta diversidade, não a escamoteando, pelo contrário, realçando a riqueza das diferentes identidades, poderemos alcançar objetivos nacionais e internacionais. Uma força útil quer na luta dos pescadores, quer no desenvolvimento das suas terras.
A Gandaia contactou todas as entidades determinantes da nossa cidade, nomeadamente a Junta de Freguesia, que desde logo apoiou a nossa iniciativa, A Câmara Municipal, os diversos partidos políticos e os Sindicatos, convidando-os para a reunião, apresentando os objetivos deste projeto e pedindo o seu apoio para este passo que não tememos em classificar de histórico.
É com enorme prazer que temos visto uma enorme compreensão e adesão a este projeto, garantindo a participação das autarquias, dos dois sindicatos, representados pelos seus mais altos dirigentes, assim como de todas as forças políticas da nossa freguesia, igualmente representadas pelos seus dirigentes máximos. Um excelente sinal!