A praia onde Cavaco Silva passa férias é uma das abrangidas pelo investimento...

Areais de seis praias vão ser alargados. E a Caparica?

A praia onde Cavaco Silva passa férias é uma das abrangidas pelo investimento...
A praia onde Cavaco Silva passa férias é uma das abrangidas pelo investimento…

Operação de enchimento de areia abrange quatro praias do concelho de Lagoa e duas de Albufeira. Por acaso (?) Municípios da mesma cor do Governo (PSD). Uma delas, também por acaso, a Praia da Coelha, onde Cavaco Silva passa férias. Esta obra tem um custo estimado de mais de dois milhões de euros e será realizada no próximo ano.

Mais de dois milhões de euros vão ser investidos na alimentação artificial dos areais de seis praias dos concelhos de Lagoa e de Albufeira. A intervenção permitirá um alargamento dessas praias entre 30 e 45 metros. Vai ainda ser efetuado o saneamento de arribas consideradas instáveis.

Ao todo, as praias alvo de intervenção têm uma frente de mar com 1170 metros e serão alimentadas com 338 mil metros cúbicos de areia. O enchimento será realizado com sedimentos dragados do mar.

Quatro das praias que vão ser recarregadas com areia situam-se no concelho de Lagoa – Carvoeiro, Benagil, Nova e Cova Redonda – e duas no de Albufeira – Castelo e Coelha (esta última muito conhecida por ser frequentada no verão pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que tem casa na zona).

Segundo o projeto de execução, a praia Nova, junto ao promontório da Senhora da Rocha, é a que terá um maior alargamento de areal, que chegará a 45 metros, e a de Benagil o menor, cifrando–se em torno dos 30 metros.

Segundo está previsto, a operação de enchimento será realizada em 2014, fora da época estival para não causar transtornos aos banhistas. Os trabalhos têm um prazo de execução previsto de quatro meses e serão recolhidas amostras de areia antes e depois da alimentação artificial, para análise da qualidade.

Todas as praias em questão têm arribas, e o alargamento do areal permitirá aumentar a área disponível para os banhistas fora das zonas de risco. A base das arribas também ficará mais protegida das ondas. Paralelamente, será realizada uma ação de saneamento das arribas mais perigosas, com supervisão da Agência Portuguesa do Ambiente.

Leia a notícia original no Correio da Manhã.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest