Atividade Agrícola em Almada

By  | 6 de Junho de 2014 | 1 Comment | Filed under: Notícias, OPINIÃO, Quem Somos? por Manuel Torres

A caracterização sócio-económica das freguesias do Concelho de Almada não estará nunca completa sem a apresentação dos dados relacionados com a atividade agrícola desta região.

Sem apresentarmos conclusões, como de costume, deixamos para o leitor as interrogações que os dados permitam e eventualmente pistas que deixem pensar o futuro da comunidade atendendo às potencialidades disponíveis localmente e a alteração de paradigma que a atual situação económica parece impor.

Com excepção das freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Laranjeiro, freguesias claramente urbanas e sem ativiade agricola relevante, todas as restantes têm dedicado à agricultura alguma parte dos seus recursos, embora com uma redução clara quer da área agrícola utilizada, quer dos recursos humanos a ela afetos.

É ainda importante destacar que grande parte das atividades agrícolas de carácter informal e de subsistência da região dificílmente se encontram refletidas neste estudo.

Serviu de base a este trabalho a publicação pelo INE do Recenceamento Agrícola efetuado para os anos 1989, 1999 e 2009. Apesar da relativa antiguidade dos dados, quiçá alterados pelos efeitos recentes do impacto das medidas restritivas da atividade económica, medidas impostas à generalidade da população portuguesa, considero que a informação disponibilizada sintetiza algumas das variações ocorridas ao nível da estrutura das explorações agrícolas e dos sistemas produtivos praticados na região entre 1989 e 2009.

Print Friendly

About 

One Response to Atividade Agrícola em Almada

  1. Sofia Vilar de Azevedo 20 de Maio de 2014 at 20:23

    Excelente estudo e muito fácil de analisar. Muito Obrigada pela partilha, Manuel Torres.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

AGENDA

Loading...

GANDAIA NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL só tem que introduzir aqui o seu endereço eletrónico...