Inquérito aos Turistas da Costa da Caparica

By  | 26 de Setembro de 2014 | 0 Comments | Filed under: Notícias, OPINIÃO, Quem Somos? por Manuel Torres

A ideia partiu de uma conversa com Philippe Lanchantin, francês, residente sazonal da Costa da Caparica, quando trocavamos impressões sobre a oferta turística e aquilo que os visitantes gostariam ou não. Alvitrou Philippe que não seria difícil promover um inquérito e perguntar simplesmente às pessoas. Era uma excelente ideia.

Porém, da ideia ao ato consumado vão diversas etapas, cada vez mais difícil quanto menos recursos se tem. A Gandaia, como é sabido, tem imensas dificuldades financeiras, o único subsídio que recebe, o da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, apenas permite pagar a renda. Tudo o mais, como eletricidade, promoção, equipamentos, etc.  é coberto com a maior das ginásticas e muito, mas mesmo muito voluntarismo. Todos somos voluntários e oferecemos o nosso trabalho.

Nos intervalos do trabalho, das tarefas da Gandaia e tudo o mais que acontece na vida de um cidadão, que é muito, lá se elaborou o questionário, necessariamente simples e direto, juntando uns euros para mandar imprimir. EStava pronto, mas não havia quem andasse nas ruas a fazer perguntas a quem passasse… O tempo é realmente o nosso bem mais precioso!

Honrando o nosso nome – Gandaia – a ação de recolher o que o mar nos traz, surgiu uma oferta calorosa de um grupo de escuteiros, o Scouts Guides de France, Groupe Saint Louis, Pays de Grasse de Gratz, curiosamente também franceses, que se ofereceu para o trabalho voluntário enquanto ficavam pelas nossas praias. A Gandaia organizou uma caminhada (clique para ver o artigo) e os amigos escuteiros aplicaram o questionário aos visitantes, nacionais e estrangeiros, obtendo quase centena e meia de respostas. Nada mau!

Estávamos já com a parte mais substancial do trabalho completo, faltando a parte aborrecida e repetitiva de introduzir as respostas no programa informático que tratasse os dados. Aí entra o nosso grande Manuel Torres, diretor e tesoureiro da associação, que tem mantido uma colaboração de extrema qualidade no Notícias da Gandaia, precisamente no tratamento e apresentação de dados sobre a nossa região (clique aqui para ver a coluna de Manuel Torres: Quem somos?).

E aqui estamos, prontos para apresentar um trabalho interessantíssimo sobre a forma como os visitantes olham para a nossa oferta turística, aquilo que lhes agrada, que lhes desagrada e o que mudariam, com a vantagem dos dados terem sido recolhidos por pessoas isentas e exteriores à nossa região.

Atenção que é preciso ir clicando nas várias etiquetas de forma a analisar as diversas opções, categorias, etc.

E pronto. Como se vê, estas coisas podem parecer fáceis, mas só para quem não as sabe fazer.

Aqui fica para apreciação do nosso público, o melhor dos públicos, claro está.

 

Print Friendly

About 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

AGENDA

Loading...

GANDAIA NO EMAIL

Para receber no seu email o nosso BOLETIM SEMANAL só tem que introduzir aqui o seu endereço eletrónico...