Lagartixas ao Lado…

lagartixasLagartixas aqui mesmo ao lado…

Já há quase um ano que fotografei esta família de lagartixas, na vivenda, agora encerrada, da antiga “Canela”, aqui mesmo ao meu lado. No jardim, por vezes muito abandonado e com muito lixo, vivem estas lagartixas da espécie Podarcis hispânica, que se adaptaram a este biótipo urbano, que lhes oferece alimento e refúgio. É uma espécie comum em Portugal, Espanha e Norte de África, que se encontra em muitas ruas da Costa da Caparica, junto às paredes e dos jardins de algumas vivendas. Não é rara e já muitos dos nossos leitores certamente as têm visto. São inofensivas, sendo úteis, pois alimentam-se de insectos pequenos que vão encontrando… a muita gente causam certamente repulsa, como outros répteis que vivem perto de nós e são tão úteis, como é o caso das osgas, que deveriam ser protegidas pelos benefícios que nos proporcionam, alimentando-se de moscas, aranhas, mosquitos e muitos mais insectos atraídos pela luz durante a noite… em países tropicais existem muitas espécies de osgas, algumas bastante grandes, que são protegidas e acarinhadas em todas as casas onde se encontram. Na minha primeira viagem pelo mundo, fui até à Indonésia em 1969, onde participei, como forcado, em algumas corridas de toiros que aí se realizaram…foram as primeiras e as únicas que se realizaram em Jakarta, e tive ocasião de observar as osgas, em todos os lugares por onde passei, incluindo a residência do primeiro ministro e a do nosso cônsul António Pinto da França…eram animais protegidos por todos.

Mas voltemos às lagartixas que eu observo todos os dias no jardim da vivenda onde tenho notado um decréscimo da sua população…por lá andam dois ou três gatos abandonados que certamente as vão dizimando.

Temos de proteger a Natureza e, para melhor a proteger, temos de conhecê-la  e amá-la, pois cada dia que passa é mais agredida pelo Homem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest