Reunião Aberta da Gandaia

Todas as segundas feiras a Gandaia reúne-se com todos os que desejarem saber mais sobre as nossas atividades e projetos, mas também com quem queira participar neles, ou apresentar outros projetos.

Estas reuniões dividem-se em três partes distintas: Na primeira parte são apresentados os projetos e atividades da Gandaia. Na segunda parte é promovido o diálogo entre todos os presentes sobre aquilo que acabou de ser apresentado mas também outras ideias que os presentes considerem que devam ser discutidas. Finalmente, na terceira e última parte da reunião, debate-se o futuro da Costa da Caparica enquadrado numa iniciativa que nós denominamos Costa da Caparica 2030.

Este debate havia sido proposto pelo nosso colaborador João Joanás de Melo, identificando-o como uma prioridade, e ganhando o consenso geral. Posteriormente, em discussão com o sociólogo Roque Amaro, foi proposta uma configuração metodológica reconhecível, sustentada pela conjugação de reuniões comunitárias, plenárias e setoriais, durante dois dias.

Este modelo, que poderá ainda ser posto em prática no futuro, foi posteriormente adaptado para este nosso modelo mediado pelo Notícias da Gandaia, de índole mais construtivista e horizonte temporal mais alargado, dividido em duas fases: A primeira, e atual, de construção e definição de expetativas, e uma posterior, de identificação e caracterização de procedimentos no presente que possam conduzir à utopia entretanto construida em torno das expetativas.

Costa da Caparica 2030

Trata-se de um debate público mediado pelo nosso projeto de comunicação social Notícias da Gandaia.

Será solicitado aos presentes que forneçam a imagem que têm do futuro da Costa, respondendo simplesmente às questões: Como será a Costa da Caparica em 2030. Como devia ser? Como seria bom que fosse?

Estas participações são captadas no Auditório e, projetando no ecrã, começa-se a construção de um artigo para a Coluna de Opinião Costa da Caparica 2030. Tudo feito ao vivo num ambiente participativo.

No futuro próximo esperamos a apresentação de visões mais elaboradas de alguns convidados, que serão debatidas na altura e, igualmente, publicadas no momento.

About 

Jornal da Associação Gandaia

http://gandaia.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


CALENDÁRIO DO

AGENDA

Loading...

Subscreva aqui o Boletim do Notícias da Gandaia

Receba semanalmente no seu email um resumo das novas notícias publicadas no nosso jornal. Basta inserir o seu

Pin It on Pinterest