150 Refeições ao Domicílio

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Costa de Caparica, distribui “cerca de 150 refeições ao domicílio”, com a ajuda de um grupo de cristãos voluntários que faz as compras “de mercearia e farmácia” para as pessoas isoladas.

A Diocese de Setúbal informou que há “serviços essenciais à população” que se mantêm ativos como a Cáritas Diocesana, diversas paróquias e o Externato Frei Luís de Sousa, ainda que algumas respostas sociais estejam a encerrar temporariamente.

“Do ponto de vista social, de futuro, perspetiva-se uma situação social grave. Chegam já os primeiros pedidos de apoio de pessoas em situação precária ou em economia informal que, no momento atual, deixaram de ter a sua fonte de rendimento”, informou a Cáritas Diocesana de Setúbal, em comunicado.

Na informação divulgada pela diocese sadina, a organização caritativa da Igreja Católica explica que está a recolher informação e a “estudar programas de recuperação à situação social”.

A Cáritas Diocesana de Setúbal mantém ativos os principais serviços de resposta à população, nomeadamente, o apoio domiciliário, o acolhimento temporário, o Centro de Apoio à Vida e ao Sem-Abrigo, o Centro de Intervenção Comunitária e o atendimento e acompanhamento por telefone, email ou videochamada.

Os materiais de prevenção ao contágio do novo coronavírus, “essenciais para manter ativa a resposta da Cáritas”, estão a esgotar-se” e todos os que quiserem apoiar a Cáritas podem fazer um donativo online ou por transferência bancária, através do Fundo de Emergências Nacionais da Cáritas Portuguesa.

A Diocese de Setúbal destaca também que muitas paróquias “realizaram um levantamento das pessoas a necessitar de apoio”, nomeadamente os idosos, e ajudam, por exemplo, na entrega das “compras de mercearia em casa”.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest