1ª Volta a Portugal Feminina parte de Almada
A primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal Feminina vai começar em Almada, com partida simbólica em Cacilhas, junto aos antigos estaleiros da Lisnave. Está marcada para 2 de Setembro, e vai percorrer todo o País até 5 de Setembro.
A Câmara de Almada aprovou 7 mil e 500 euros como apoio a esta competição, verba que foi incluída na proposta de celebração do contrato programa de desenvolvimento desportivo, e adveio do objectivo apresentado pela União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo de reproduzir, no feminino, o primeiro trajecto da Volta a Portugal.
A versão feminina da Volta no seu primeiro percurso repete o que foi feito em 1927, na primeira etapa da Volta a Portugal, com os ciclistas a pedalarem entre Almada e Setúbal.
Nesse ano, o Diário de Notícias escrevia que os ciclistas chegaram de barco a Cacilhas para daí partirem para a 1.ª etapa da 1.ª Volta a Portugal, para pedalarem durante 20 dias. Contava ainda a publicação que a largada foi qualquer coisa de impressionante devido à multidão que se juntou em Cacilhas para assistir àquele momento histórico. Atrás dos ciclistas e da mota do director da prova, formou-se um cortejo de automóveis.
94 anos depois da 1ª Volta a Portugal em bicicleta masculina, a versão feminina arranca finalmente, neste que será o primeiro passo para um novo ciclo no ciclismo em geral e na Volta a Portugal em particular.