Exercício PRAIALM’21

O Serviço Municipal de Proteção Civil irá realizar no dia 9 de agosto de 2021, próxima segunda-feira, a partir das 19h30, na Fonte da Telha, o Exercício PRAIALM’21.

O PRAIALM’21 é um teste ao dispositivo integrado do Programa Praia Protegida. Será «jogado» em modo LIVEX (Live Exercises) à escala real com meios no terreno.

O cenário escolhido é o naufrágio de uma embarcação de pesca, perto da orla costeira, em frente à Fonte da Telha. Serão colocados, na água, três manequins para simulação de vítimas.

Os objetivos do PRAIALM’21 passam por testar e praticar os procedimentos associados ao planeamento de um exercício de pequena complexidade; exercitar procedimentos estratégicos, táticos e de manobra em ambiente de salvamento marítimo; e retirar ensinamentos deste exercício que servirão como contributos para a futura revisão do Programa Praia Protegida.

O Exercício PRAIALM’21 é planeado e organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Autoridade Marítima Local / Capitania do Porto de Lisboa, envolvendo também as entidades parceiras do Programa Praia Protegida:
– Corpo de Bombeiros de Cacilhas;
– Corpo de Bombeiros da Trafaria;
– Âncora – Associação de Nadadores Salvadores da Fonte da Telha.
Assim como meios da Policia Marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos.

A Câmara Municipal de Almada criou e iniciou o Programa Praia Protegida no ano de 2018.

O Programa Praia Protegida é um dispositivo operacional que integra meios de dois corpos de bombeiros e quatro associações de nadadores-salvadores. É coordenado operacionalmente pela Autoridade Marítima Local, estando interligado ao Programa Praia Protegida da Autoridade Marítima Nacional.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest