ASCC Campeã
A Taça de Portugal 2016, a prova anual de maior importância para os clubes pois define os títulos individuais e colectivos por clubes, foi vencida pela Associação de Surf da Costa Caparica!! 15 anos depois a Taça regressa à Caparica novamente pelos atletas da ASCC.
A prova decorreu entre 7 e 11 de Setembro na Figueira da Foz na mítica onda da Praia do Cabedelo. As ondas estiveram ao mais alto nível durante toda a prova o que proporcionou um nível de Surf, Bodyboard, Longboard e SUP Wave altamente competitivo.
Nos primeiros dois dias decorreu o Bodyboard em que os atletas da ASCC surpreenderam com alguns bons resultados em diversas categorias o que ajudou muito no somatório final. Destaque para Pedro Carvalho na categoria sénior que terminou em 5º com prestações muito competitivas e eliminando alguns tops nacionais. Surpreendente foi também o resultado da surfista Matilde Passarinho(6ª) em Feminino Junior e de Martim Ferreira(8º) em Juvenis. Com estes resultados a equipa encontrava-se na 4ª posição da geral.
Nos dias seguintes entrou o Surf e o Longboard e o cenário começou a alterar-se!
Os atletas da ASCC passavam as suas baterias com um Surf muito fluído e com ondas a chegarem às notas excelentes. Em todas as categorias ambos os atletas da equipa mantinham-se em prova e rapidamente chegavam às finais. Tomás Ribeiro nos seniores tinha adversários muito fortes e por pouco não chegou à grande final terminando em 6º com um Surf de encher o olho. No Feminino Sénior, Beatriz Santos e Inês Bispo estiveram imparáveis até à final e terminaram em 2º e 4º lugar respectivamente. Em juniores, Gaspar Teixeira e Gonçalo Vieira fizeram uma dupla que poucas hipóteses deram aos adversários e na final ficaram em 2º e 3º. No Feminino Junior, Matilde Passarinho trouxe o título individual numa final muito disputada com Mafalda Lopes que foi vice-campeã. Em cadetes, o internacional Joaquim Chaves foi campeão bem como Martim Paulino em Juvenis!
No Longboard, Tiago da Nova após uns scores altos na sua segunda bateria, teve que abandonar no Round 3 com uma lesão deixando a pontuação do clube a cargo do veterano Zé laFuente que terminou em 4º classificado numa final muito difícil.
Na modalidade de Sup Wave, Simão Manuel tornou-se o primeiro campeão da Taça de Portugal pois foi a primeira vez que esta modalidade foi inserida. Apesar de não contar para a pontuação final, não deixa de ficar o registo do primeiro título da modalidade ficar na Caparica!
Nos final da contas, foram quatro títulos individuais, um título de modalidade de Surf e o de Campeão Absoluto da Taça de Portugal 2016 para a ASCC!!!
Resultados dos Atletas:
Surf Sénior:
Tomás Ribeiro – 6º
Simão Teixeira – 11º
Bodyboard Sénior:
Pedro Carvalho – 5º
Rodrigo Carrajola – 11º
Surf Feminino Sénior:
Beatriz Santos – 2ª
Inês Bispo – 4ª
Bodyboard Feminino Sénior:
Beatriz Santos – 9ª
Marta Santos – 13ª
Surf Júnior:
Gaspar Teixeira – 2º
Gonçalo Vieira – 3º
Bodyboard Júnior:
Gonçalo Alves – 13º
Bernardo Neves – 16º
Surf Feminino Júnior:
Matilde Passarinho – 1ª
Mafalda Lopes – 2ª